Notícias
Estudantes participam de projeto voltado à Cultura Indígena
Projeto trabalhou aspectos históricos e culturais dos povos indígenas brasileiros
Publicado em: 29/08/2019 16h24 | Atualizado em: 30/11/2020Através do projeto “Conhecendo Nossas Raízes”, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fagundes Varella, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, estudaram sobre hábitos e costumes dos povos indígenas brasileiros.
A professora Suzana Gonçalves dos Santos explica que um dos objetivos do projeto é promover ações educativas de combate ao racismo e a discriminações, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos alunos e professores e também dar um sentido positivo à participação dos diferentes grupos sociais, étnico-raciais na construção da nação brasileira.
“O primeiro passo foi apresentar aos educandos a história dos povos originários desta terra, considerando a diversidade entre os diferentes grupos indígenas brasileiros e propor a reflexão da diminuição e extinção de determinas etnias ao longo da história, considerando a contribuição de cada grupo na construção e transformação da sociedade brasileira”, explicou a professora. “Nesta primeira etapa, fizemos roda de conversa sobre o tema e depois pedi que produzisse um texto e ilustrassem”, comentou a professora.
Dando continuidade as crianças participaram de uma vivência com a liderança indígena Jerá Guarani, que apresentou a história de sua aldeia localizada na cidade de São Paulo e puderam conhecer os métodos de plantio de milho e batata doce. Os participantes ganharam sementes e mudas para plantar em casa e nas dependências da escola. Durante o evento, os alunos perguntaram como ocorria a educação das crianças na aldeia e como elas brincavam, participando de jogo tradicional entre as crianças indígenas.
Segundo Suzana, além de poderem experimentar alimentos tipicamente indígenas como a mandioca e a batata doce, os alunos realizaram o plantio das sementes recebidas para formação de mudas e depois transferir para a horta da escola. “Cada um deles levou para casa sementes de milho e ramas de batata doce para plantar e fazer os registros do crescimento por meio de relatos orais, escritos ou imagens”.
Em outro momento do projeto, os alunos pesquisaram sobre a mitologia indígena e também sobre os grafismos multiétnicos e as diferentes formas de comunicação a partir desta linguagem. Nesta oficina, primeiro os estudantes treinaram os traços do grafismo no papel, e posteriormente, traçaram em tapiocas, com a polpa de açaí. Após a realização dos grafismos os educandos puderam degustar as iguarias.
Na oficina com o tema “Sabores da terra”, eles puderam conhecer e provar alimentos herdados da culinária indígena, seus aspectos nutricionais e as diferentes maneiras de preparo e consumo. Os registros das atividades serão apresentados em Mostra cultural na unidade escolar e em atividades previstas em calendário escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Relacionadas
CEU Três Pontes – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h34 - em CEU e COCEU
CEU Tiquatira – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h29 - em CEU e COCEU
CEU Sapopemba – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h21 - em CEU e COCEU
CEU São Rafael – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h15 - em CEU e COCEU
O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Publicado em: 27/08/2015 11h11 - em Educação Infantil