Notícias

VI Sarau Cultural da EMEF Coronel Ary Gomes

Tema de 2015 foi a diversidade da Cultura Latino-Americana

Publicado em: 09/10/2015 11h09 | Atualizado em: 30/11/2020

sarau_cultural_ary_gomes_740_x_430.jpg

No dia 30/09, aconteceu na EMEF Coronel Ary Gomes o VI Sarau Cultural. O evento faz parte do calendário da escola há seis anos, sempre marcado por diversas manifestações artísticas.

A escolha do tema acontece no início do ano letivo, nos dias de organização da Unidade Escolar, e pauta diversos trabalhos do 1º ao 9º ano. “Os temas escolhidos são relevantes na medida em que trazem ao debate preconceitos difundidos nas relações sociais e reproduzidos no cotidiano escolar.” explica Rosangela Ambrósio, coordenadora pedagógica. Neste ano, a proposta foi conhecer um pouco mais sobre a diversidade da Cultura Latino-Americana.

Para ambientar ao Sarau, foi feita a encenação da adaptação da lenda “Mundo novo – o paraíso terrestre”. Nessa história, a imaginação conduz o índio Kaiapó por diversos países da América Latina. Segundo Rosangela, a organização do espaço e o roteiro foram pensados de forma que a comunidade se sentisse conduzida pelo percurso juntamente com os personagens.

Ao longo do trajeto, além de ouvir informações e curiosidades sobre os países, os presentes assistiram a projeções, músicas, danças e poemas.

Os alunos do 2º ano mostraram a cultura mexicana por meio de um poema e de uma apresentação do coral do pessoal do período da manhã. Representando o Chile, os alunos do 4º e 9º ano leram um jogral e declamaram um poema. O 3º ano dançou “Danza del Peru Inca” simbolizando o Peru. O 6º ano fez uma apresentação de tango e declamou uma poesia para representar a Argentina. Dois alunos bolivianos e a mãe de um deles recitaram um poema em espanhol e os demais estudantes do 5º ano apresentaram uma dança típica da Bolívia. A viagem foi finalizada com os alunos do 1º ano cantando Aquarela do Brasil.

Márcia Cristina do Nascimento, mãe do aluno Felipe, do 1º ano, escreveu um bilhete para a escola: “gostei muito de todas as apresentações estava muito lindo. Parabéns aos Professores e a Coordenação da escola. Primeira vez que vou a uma festa escolar que fala sobre países e representa sua origem”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupos de estudantes gremistas

Seminários Regionais de Grêmios Estudantis ocorrem nas 13 DREs

Publicado em: 19/08/2022 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.264