Notícias
Estudantes e Professores da rede municipal recebem certificação por participação em projeto da NASA
Evento contou com palestras e sessão exclusiva de apresentação do Planetário do Ibirapuera.
Publicado em: 07/02/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020Também participaram do evento estudantes do 7º ano do colégio Dante Alighieri e de duas ONGs. A programação contou com palestra da Doutora Natalia Pasternak, a respeito da importância da ciência, e com a apresentação dos avanços do projeto da estação espacial por Lucas Fonseca, um dos coordenadores do projeto Garatea no Brasil.
Após a fala dos palestrantes, houve uma sessão especial de apresentação do Planetário aos estudantes e professores e a entrega dos certificados para todos os participantes.
O estudante Natan Cardoso, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perimetral, recebeu certificação especial por integrar a equipe vencedora da iniciativa promovida pela NASA. Ele ajudou a desenvolver um composto para a construção de estruturas extraterrenas. A substância será enviada à estação espacial para a realização de testes que avaliarão se o material se solidificará o suficiente para ser usado em ambientes de microgravidade.
Um dos coordenadores responsáveis pelo projeto nos Estados Unidos, Jefferson Michaelis, veio ao Brasil para coordenar e entregar pessoalmente os certificados. Ele comentou que o propósito dessa iniciativa é incentivar as organizações responsáveis pelo projeto a incrementar, em 2019, a presença desse programa no Brasil, levando-o para mais crianças, em outras regiões do país. “Para nós foi uma grande benção poder ter essa parceria com o Brasil, com as escolas e o pessoal do projeto Garatea. Aos poucos queremos expandir a participação dos países, junto com os Estados Unidos, para levar mais experimentos ao espaço”, revela Jefferson.
A Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Camila Mafra, da EMEF Perimetral, uma das responsáveis por acompanhar os estudantes do projeto na unidade, enfatizou os benefícios da participação dos alunos. “A experiência melhorou a autoestima dos estudantes em relação à fala e o repertório e despertou a curiosidade e a integração com crianças de outras regiões de São Paulo com realidades distintas. Foi uma troca muito rica pra eles”, observa Camila.
A estudante e participante do projeto na EMEF Perimetral, Maria Luiza, 13 anos, ficou muito feliz por ter participado do projeto com estudantes de outras escolas. “Quando eu comecei a participar do projeto foi realmente incrível! Os professores explicavam muito bem e isso foi realmente interessante pra mim. Pode ser uma chance de um futuro melhor, uma porta aberta para outras oportunidades”, conta Maria Luiza.
Para saber mais sobre este projeto:
Alunos de escolas municipais participam de projeto da NASA
Estudante da EMEF Perimetral integra equipe vencedora de iniciativa promovida pela NASA
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Secretaria Municipal de Educação
Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Relacionadas

Plateia SME – edição de 8 de março
Publicado em: 10/03/2016 9h42 - em CEU e COCEU

Contemplados – Plateia SME – 8 de março
Publicado em: 09/03/2016 5h27 - em CEU e COCEU

Curso “Água em curso – Multiplicadores”
Publicado em: 09/03/2016 5h21 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

“OcupaCEU bebês, meninas e mulheres” no CEU Butantã
Publicado em: 09/03/2016 5h15 - em CEU e COCEU

Aula Inaugural dos Cursos de Especialização em Educação Especial
Publicado em: 09/03/2016 4h54 - em Educação Especial