Notícias

EMEF lança livro de poesias de autoria dos alunos

O objetivo é de promover o protagonismo e incentivá-los a escrever

Publicado em: 11/03/2016 9h31 | Atualizado em: 30/11/2020
01_poesias_de_autoria_dos_alunos_740_x_430.jpg

No dia 25 de fevereiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cláudio Manoel da Costa da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus lançou o primeiro livro de poesias intitulado “Poesia de batalha ou Achados Poéticos Inesperados”, escrito por um grupo de alunos da unidade. O objetivo foi de promover a autoria e o protagonismo do aluno, além de incentivá-los a escrever.

A publicação do livro surgiu da parceria com o grupo Slam que promove a “Batalha de poesias” na Zona Leste de São Paulo. O grupo em conjunto com a equipe escolar decidiu levar a Batalha para dentro da escola e assim promover a poesia para os alunos.

“Com essa Batalha os alunos notaram que eles tinham a capacidade de criar. O que fizemos foi ajudá-los a estruturar seus textos”, declarou Ricardo Nakanishi, Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), um dos idealizadores do projeto.

Integrando a comunidade escolar – Além da autoria de poemas criados pelos alunos do 4º ao 9º ano para a Batalha, a funcionária da empresa terceirizada de limpeza da escola, Sabrina Crepaldi da Costa também elaborou um poema. O POIE Ricardo comentou a importância de envolver a todos, “para nós é importante ressaltar, que o projeto com a poesia resultou em uma ampla participação, quebrando preconceitos e colocando todos os funcionários como educadores”, completou.

Com essas criações a equipe escolar decidiu publicar a obra. O livro foi distribuído para cada colaborador, para representantes da DRE São Mateus e foi disponibilizado na sala de leitura da escola.

Para a comemoração do lançamento foram realizadas apresentações culturais para os alunos e comunidade local. O grupo de teatro “Arrebol” da EMEF Cláudio Manoel da Costa também se apresentou com a peça “Baobá”. Além disso, ocorreu uma leitura de algumas poesias do livro escritas pelos alunos.

O evento contou com a participação do professor universitário e cantor de rap Toni Cross, dos DJs Beto Premier e Wagner Campos, de Renato Gama da Inhocuné Soul, de Cristina Assunção do Projeto Slam de Poesias e do educador e escritor Paulo Rafael. No dia também esteve presente a diretora da DRE São Mateus, Claudete Vieira da Silva.

Veja a galeria de fotos do evento clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212