Notícias

Início das atividades do Grupo de Trabalho Central dos Centros de Educação em Direitos Humanos

Reunião estabeleceu estratégias dos CEDHs para 2016.

Publicado em: 10/03/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020
gtl_cedh_740_x_430.jpg

No último dia 29, na Hemeroteca Mário de Andrade, o Grupo de Trabalho Central (GTC) dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH) realizou sua primeira reunião do ano, com o objetivo de delinear as principais estratégias dos Centros para 2016.

O GTC é composto pelas equipes de Gestão Local (DRE+CEU) dos quatro territórios, Equipe Técnica e de Coordenação Geral, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (com representantes da Coordenação de Educação em DH, de Políticas para a Juventude e de Promoção e Direito à Cidade) e Secretaria Municipal de Educação.

A reunião contou ainda com a presença do secretário executivo da Comissão da Memória e Verdade de São Paulo, Rogério Wagner da Silva Leite, e Fermino Fechio, membro colaborador da comissão, com intuito de elaborarem, juntamente com o grupo, um processo reflexivo de compartilhamento dos dados colhidos pela comissão, resultantes do trabalho de investigações de violações dos direitos humanos praticadas no município durante a ditadura civil-militar (1964-1988), como perseguição, tortura, prisões clandestinas e desaparecimento forçado.

Durante a reunião foi enfatizado o cenário para o ano de 2016 como de fortalecimento, consolidação, e autonomia dos CEDHs.

Por parte da Coordenação de Educação em DH, foram apresentadas oportunidades de trabalhos para serem desenvolvidos com Grupos de Trabalho Local (GTL) de cada território: Compartilhamento calendário de lutas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); o kit de DVDs – Entretodos temáticos, Oficina para sugestões no Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (PMEDH); Oficinas Plataforma “Territórios de Direitos” com Instituto Lidas.

Plataforma “Territórios de Direitos” – A Plataforma “Territórios de Direitos” é um portal online realizado em convênio entre o Instituto Lidas e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Tem como objetivo territorializar as ações das coordenações da SMDHC e permitir que grupos/instituições/movimentos possam realizar o mapeamento das suas ações e espaços, construindo assim uma REDE de Direitos Humanos no Município de São Paulo.

Vale ressaltar que estão disponíveis na Plataforma os equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, bibliotecas, entre outros) e um perfil com dados censitários para embasar as discussões sobre a temática Direitos Humanos e Cidadania.

CEDH – Os Centros de Educação em Direitos Humanos são polos permanentes de trabalho e difusão de EDH. Foram pensados dentro de uma proposta de aproximação entre escola e comunidade, através de ações voltadas para preparar gestores, educadores e disseminadores, além de desenvolver materiais didáticos e projetos que buscam dialogar com os espaços culturais do entorno, promovendo a cidadania e fomentando a proposta de uma Cidade Educadora, onde os espaços da comunidade também cumprem funções educativas.

Saiba mais sobre os Centros de Educação em Direitos Humanos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211