Notícias

Início das atividades do Grupo de Trabalho Central dos Centros de Educação em Direitos Humanos

Reunião estabeleceu estratégias dos CEDHs para 2016.

Publicado em: 10/03/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020
gtl_cedh_740_x_430.jpg

No último dia 29, na Hemeroteca Mário de Andrade, o Grupo de Trabalho Central (GTC) dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH) realizou sua primeira reunião do ano, com o objetivo de delinear as principais estratégias dos Centros para 2016.

O GTC é composto pelas equipes de Gestão Local (DRE+CEU) dos quatro territórios, Equipe Técnica e de Coordenação Geral, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (com representantes da Coordenação de Educação em DH, de Políticas para a Juventude e de Promoção e Direito à Cidade) e Secretaria Municipal de Educação.

A reunião contou ainda com a presença do secretário executivo da Comissão da Memória e Verdade de São Paulo, Rogério Wagner da Silva Leite, e Fermino Fechio, membro colaborador da comissão, com intuito de elaborarem, juntamente com o grupo, um processo reflexivo de compartilhamento dos dados colhidos pela comissão, resultantes do trabalho de investigações de violações dos direitos humanos praticadas no município durante a ditadura civil-militar (1964-1988), como perseguição, tortura, prisões clandestinas e desaparecimento forçado.

Durante a reunião foi enfatizado o cenário para o ano de 2016 como de fortalecimento, consolidação, e autonomia dos CEDHs.

Por parte da Coordenação de Educação em DH, foram apresentadas oportunidades de trabalhos para serem desenvolvidos com Grupos de Trabalho Local (GTL) de cada território: Compartilhamento calendário de lutas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); o kit de DVDs – Entretodos temáticos, Oficina para sugestões no Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (PMEDH); Oficinas Plataforma “Territórios de Direitos” com Instituto Lidas.

Plataforma “Territórios de Direitos” – A Plataforma “Territórios de Direitos” é um portal online realizado em convênio entre o Instituto Lidas e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Tem como objetivo territorializar as ações das coordenações da SMDHC e permitir que grupos/instituições/movimentos possam realizar o mapeamento das suas ações e espaços, construindo assim uma REDE de Direitos Humanos no Município de São Paulo.

Vale ressaltar que estão disponíveis na Plataforma os equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, bibliotecas, entre outros) e um perfil com dados censitários para embasar as discussões sobre a temática Direitos Humanos e Cidadania.

CEDH – Os Centros de Educação em Direitos Humanos são polos permanentes de trabalho e difusão de EDH. Foram pensados dentro de uma proposta de aproximação entre escola e comunidade, através de ações voltadas para preparar gestores, educadores e disseminadores, além de desenvolver materiais didáticos e projetos que buscam dialogar com os espaços culturais do entorno, promovendo a cidadania e fomentando a proposta de uma Cidade Educadora, onde os espaços da comunidade também cumprem funções educativas.

Saiba mais sobre os Centros de Educação em Direitos Humanos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298