Notícias
Estudantes e Professores da Rede Municipal participam de curso online para combater as “Fake News”
Curso 100% gratuito terá início na próxima quarta-feira (8), e será oferecido por instituições parceiras com apoio do Programa Imprensa Jovem
Publicado em: 07/04/2020 14h21 | Atualizado em: 30/11/2020
Na próxima quarta-feira, 8 de abril, estudantes e cerca de 200 Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo iniciarão um curso online para entender e combater a desinformação e as “Fake News” (notícias falsas) nos diferentes meios de comunicação.
A iniciativa faz parte de uma parceria do programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, com a equipe da plataforma digital “Vaza, Falsiane!”. Ação também recebe apoio do programa Educamídia, pertencente ao Instituto Palavra aberta.
O curso será realizado de forma online e gratuita na plataforma “Vaza, Falsiane!”, dividido em 13 módulos. Dentre os temas a serem estudados, estão: Como saber se é verdade o que ouvi dizer?; Abrindo a caixa preta do WhatsApp; Como usar o diálogo para combater as notícias falsas; O mercado lucrativo das notícias falsas. O criador do Manual do Mundo, Iberê Thenório, gravou um vídeo explicando de forma resumida o que os participantes encontrarão no decorrer do curso.
A abertura será feita na forma de uma Webinar, uma videoconferência para professores, estudantes e famílias. A ideia é complementar o curso fazendo videoconferências pela plataforma de vídeos do You Tube, pois facilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação. Serão realizadas quatro webinars, nos dias: 10, 17, 25 de abril e 1 de maio, sempre às sextas-feiras, às 16h. Para assistir as webinars, clique neste link.
Outra iniciativa interessante protagonizada pelos estudantes educomunicadores da Rede Municipal de Ensino é a produção de materiais com dicas para não cair em fake News. Eles receberão uma consultoria especializada da equipe do Programa Educamídia e os estudantes criarão onze materiais para serem utilizados como estratégias de compartilhamento no Instagram e WhatsApp para diferentes públicos.
O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima, comentou sobre a iniciativa. “Em um ambiente propício a propagação das “Fake News”, oferecer a oportunidade de formação a professores e estudantes é importante. O curso irá promover a alfabetização midiática informacional e possibilitará a formação de professores e estudantes mediadores nos grupos de famílias do WhatsApp e outros meios de comunicação”, finaliza Carlos.
Para fazer a inscrição do curso, basta acessar a página da plataforma clicando no link. Haverá certificação aos participantes.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Fli Sampa segue com programação nos CEUs da cidade
Secretaria Municipal de Educação
Secretário Fernando Padula destaca fila zerada nos CEIs no 67º Congresso Estadual de Municípios
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Leituraço da EMEF João Ernesto utiliza ingressos personalizados para incentivar a leitura e a participação dos estudantes
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Relacionadas

Primeira formatura da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo
Publicado em: 13/03/2015 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para bolsas de Iniciação à Docência EaD – UNIVESP/UAB
Publicado em: 12/03/2015 1h03 - em CEU e COCEU

Tutores Presenciais – Especialização em Gestão em Enfermagem – UNIFESP/UAB
Publicado em: 10/03/2015 2h59 - em CEU e COCEU

Tutores a distância – Especialização em Gestão em Enfermagem – UNIFESP/UAB
Publicado em: 09/03/2015 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Biblioteca da SME organiza exposição sobre o aniversário da cidade de São Paulo
Publicado em: 30/01/2015 2h34 - em Acervo