Notícias
Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica
Cerca de 700 estudantes e 300 professores aprendem a construir e programar protótipos criativos em JAM de robótica.
Publicado em: 24/11/2017 15h29 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 28 e 29 de novembro, cerca de 700 estudantes e 300 professores da Rede Municipal de Ensino (RME) participam, no Clube Escola Mané Garrincha, de uma JAM de robótica promovida pelo Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (SME). A minimaratona vai proporcionar uma imersão no mundo tecnológico com a construção e programação de protótipos criativos.
A JAM reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes por dia, que aprenderão sobre linguagem de programação e os princípios básicos do uso do kit de robótica adotado pela SME, além de cumprirem desafios durante todo o evento. Aproximadamente 140 escolas participam desta ação. As equipes são formadas com cinco alunos e até dois professores por escola.
O Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem iniciou um trabalho de incentivo ao uso dos kits de robótica em 2015, com a primeira JAM. Na ocasião, as 113 unidades escolares que se engajaram na ação receberam o seu primeiro kit e, a partir da apresentação do registro de algum projeto, puderam ganhar o segundo. Atualmente a SME já contemplou 418 escolas municipais com os kits de robótica. Com a próxima JAM, o número aumentará para 515 unidades, das 561 escolas da rede municipal de ensino que oferecem Ensino Fundamental.
O trabalho com robótica ocorre nas aulas de Informática Educativa das Escolas Municipais com os cerca de 900 Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) ou, também, nos projetos de contraturno que ampliam o tempo de permanência dos estudantes na escola com atividades de estimulo à Educação Integral. Hoje, são 51 projetos de robótica realizados além do horário regular dos estudantes.
JAM de Robótica
28 e 29 de novembro de 2017
Horário: 9h às 17h
Local: Clube Escola Mané Garrincha
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Ibirapuera.
Notícias Mais Recentes
Programa Grêmio estudantil
Secretaria Municipal de Educação promove formação para orientadores de Grêmios Estudantis e reforça gestão democrática nas escolas
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra
Secretaria Municipal de Educação
CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Diálogos com a Rede debate equidade no cotidiano da Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
SME faz pré-lançamento da Orientação Pedagógica Aprender e Ensinar nas Adolescências
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação promove formação para orientadores de Grêmios Estudantis e reforça gestão democrática nas escolas
Publicado em: 30/04/2026 1h20 - em Programa Grêmio estudantil
Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação
Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra
Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade
Publicado em: 30/04/2026 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Diálogos com a Rede debate equidade no cotidiano da Educação Infantil
Publicado em: 29/04/2026 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação