Notícias
Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica
Cerca de 700 estudantes e 300 professores aprendem a construir e programar protótipos criativos em JAM de robótica.
Publicado em: 24/11/2017 15h29 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 28 e 29 de novembro, cerca de 700 estudantes e 300 professores da Rede Municipal de Ensino (RME) participam, no Clube Escola Mané Garrincha, de uma JAM de robótica promovida pelo Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (SME). A minimaratona vai proporcionar uma imersão no mundo tecnológico com a construção e programação de protótipos criativos.
A JAM reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes por dia, que aprenderão sobre linguagem de programação e os princípios básicos do uso do kit de robótica adotado pela SME, além de cumprirem desafios durante todo o evento. Aproximadamente 140 escolas participam desta ação. As equipes são formadas com cinco alunos e até dois professores por escola.
O Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem iniciou um trabalho de incentivo ao uso dos kits de robótica em 2015, com a primeira JAM. Na ocasião, as 113 unidades escolares que se engajaram na ação receberam o seu primeiro kit e, a partir da apresentação do registro de algum projeto, puderam ganhar o segundo. Atualmente a SME já contemplou 418 escolas municipais com os kits de robótica. Com a próxima JAM, o número aumentará para 515 unidades, das 561 escolas da rede municipal de ensino que oferecem Ensino Fundamental.
O trabalho com robótica ocorre nas aulas de Informática Educativa das Escolas Municipais com os cerca de 900 Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) ou, também, nos projetos de contraturno que ampliam o tempo de permanência dos estudantes na escola com atividades de estimulo à Educação Integral. Hoje, são 51 projetos de robótica realizados além do horário regular dos estudantes.
JAM de Robótica
28 e 29 de novembro de 2017
Horário: 9h às 17h
Local: Clube Escola Mané Garrincha
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Ibirapuera.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Secretaria Municipal de Educação
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado
Relacionadas

CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Publicado em: 18/06/2025 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus