Estudantes da Rede Municipal de Educação usarão livro de educação ambiental do cantor e ativista social Carlinhos Brown

Título trabalha a sustentabilidade através de uma metodologia investigativa com foco em ações transformadoras

Publicado em: 17/06/2024 18h46 | Atualizado em: 17/06/2024
Fotografia mostra capa de livro

Para ampliar as ações de formação e conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou nesta segunda-feira (17), a distribuição de 56 mil livros “Investigadores da Natureza e as descobertas da praia”, idealizado pelo cantor, compositor e ativista social Carlinhos Brown, para os estudantes e professores do 1º ano do ensino fundamental. O anúncio aconteceu na EMEF Angelina Maffei Vita com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e do cantor.

A obra trabalha o conceito de sustentabilidade considerando as dimensões sociais, ecológicas e econômicas e a partir de uma metodologia investigativa com foco em ações transformadoras. A proposta visa ampliar os repertórios individuais e coletivos dos estudantes e professores, impactando também suas famílias. O livro está alinhado ao Currículo da Cidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, que a cidade de São Paulo trabalha de forma transversal, por meio de várias ações e Secretarias.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da SME para educação ambiental, como a Arena Green, que proporciona uma jornada com experiências interativas e sensoriais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para todos os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental; e o Rolê Agroecológico que leva os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em propriedades rurais e hortas urbanas, com objetivo de mostrar a importância da agricultura familiar tanto para a economia quanto para o abastecimento de alimentos na cidade, estimulando o ensino de educação alimentar, nutricional e a importância da sustentabilidade. Tanto o Arena Green quanto o Rolê agroecológico visam alcançar 50 mil estudantes cada.

Neste mês a SME também realizou o lançamento oficial do documento “Educação Ambiental: orientações pedagógicas”. Foram mais de 71 mil cópias encaminhadas para todas as unidades educacionais da Rede Municipal desde a educação infantil. A elaboração do documento foi realizada com participação de diversos profissionais da educação, potencializando como os professores podem trabalhar a educação ambiental crítica em sala de aula, além de fortalecer as práticas já desenvolvidas.