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Crianças da EMEI Monteiro Lobato concluem Educação Infantil com rito de passagem

Pizza, fogueira e ciranda com as famílias simbolizam o fim de um ciclo e início do 1º ano do Ensino Fundamental

Publicado em: 14/12/2022 15h42 | Atualizado em: 15/12/2022
Estudante com um galho em cima de uma fogueira.

O fim do ano para as crianças do último ano da EMEI Monteiro Lobato representa muito mais que a saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental. As profissionais da unidade veem o processo como o fim de um ciclo, por isso realizaram nesta terça-feira (13) a cerimônia do rito de passagem.

A ideia surgiu com a meta de dar uma segurança emocional de uma forma diferente da formatura tradicional, que já não se encaixa mais no modelo da rede municipal. O objetivo é deixar uma mensagem de alegria e gerar um sentimento de coragem para o início da próxima etapa de ensino.

Pelo fato de o evento acontecer depois do horário normal de funcionamento, foi necessária a colaboração com a comunidade escolar como um todo. “Os pais gostaram da ideia, se comprometeram em participar e fizeram até doações”, afirma a diretora Maria Claudia Vieira.

O rito começou na própria sala de referência, onde foi servido um jantar com pizza e suco. As crianças depois foram para o refeitório, onde foi montada uma roda para cantorias e contação da história “A menina da lanterna”. Em seguida, todas as crianças foram para o parque da unidade, onde foi preparada uma fogueira, queima de palha de aço, marshmallows e uma banda para apresentação.
Após este momento as famílias chegaram e puderam participar. Em seguida foi feita uma ciranda com todos e lanternas foram entregues, marcando o final da cerimônia.

O fogo foi um tema recorrente em toda a noite de rito. Para a diretora, isso carrega um significado forte. “O fogo, a luz e a chama são paralelos com a ideia de transformação passada pelas crianças nesta noite. Aí entra a fogueira, as lanternas e a queima da palha de aço”, afirma a diretora.

Importância pedagógica

Em primeiro plano, uma lanterna com velas. Em segundo plano, uma professora e um estudantes brincam com palha de aço.

Ao ingressar no ensino fundamental, o ambiente se difere tanto no espaço físico – maior, mais variado e com mais estudantes -, quanto no aprendizado, que num primeiro momento será focado no processo de alfabetização.

A Formadora da Divisão de Educação Infantil da SME, Ana Bárbara, acredita que o fim do ciclo de educação infantil não deve ser visto como uma ruptura brusca. “É preciso criar um ambiente onde a estrutura nova não seja vista como uma quebra, mas sim como um processo natural, de uma forma onde a ampliação das relações seja assimilada facilmente pelo estudante”, aponta a formadora.

A proposta do rito de passagem na EMEI Monteiro Lobato se encaixa na visão da Divisão Infantil, que por sua vez está em sintonia com o Currículo da Cidade. O documento de Educação Infantil explica: “cabe aos adultos propiciar às crianças confiança, segurança, boas expectativas para enfrentar os desafios que são colocados pelo crescimento e pelas mudanças educacionais que esse desenvolvimento propicia”.

Em relação à unidade educacional definida, é diferente da transição de Centro de Educação Infantil (CEI) para Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), onde as crianças permanecem em unidades da rede municipal.

A transição para o ensino fundamental inclui, desde 1998, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e também as escolas de ensino fundamental da rede estadual de São Paulo. No caso da EMEI em questão, as quatro escolas de ensino fundamental mais próximas são da rede estadual.

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