Notícias
Estudantes criam histórias e fazem mesa de autógrafo para receber familiares
Cerca de 100 estudantes dos 3ºs anos da EMEF Olavo Fontoura participaram do projeto “Pequenos Escritores”
Publicado em: 23/10/2023 14h20 | Atualizado em: 23/10/2023
“Era uma vez uma velhinha que morava dentro de um sapato. Ela tinha tantos filhos que ela pensava quantos filhos ela tinha: – Eu tenho doze filhos. Que nada eu tenho quarenta e dois, não eu tenho vinte e quatro”. É assim que começa o livro escrito por Davi Teixeira Bueno, do 3º Ano B. Leia aqui a história completa em sua versão digital. E uma dica: faça isso com um fone de ouvido, pois irá escutar o som do folhear das páginas.
Esta é uma das 100 histórias criadas por estudantes dos 3°s anos, da EMEF Olavo Fontoura que participaram do projeto “Pequenos Escritores”, em que cada aluno teve oportunidade de escrever seu próprio livro e desenhar suas ilustrações. A apresentação do resultado final do projeto ocorreu no último sábado (21). As crianças tiveram um momento de mesa de autógrafos e as famílias ficaram emocionadas com o resultado de todo trabalho.
Produção dos livros
Cada sala optou por uma forma de trabalhar o projeto. Uma turma fez a leitura de “A melhor família do mundo”, de Suzana Lópes, e após debate escreveram sobre si e suas famílias, além de produzirem as ilustrações para o livro coletivo do 3º A. Outra fez a reescrita do texto “A família que morou dentro de um sapato”, de Jéssica Iancoski, e assim surgiram as inúmeras versões do 3º B, como a que lemos no início da matéria.
Também teve o reconto de “A grande fábrica de palavras”, de Agnès de Lestrade, feitos pelo 3º C. E, ainda, no 3º D levantaram memórias pessoais e com a ajuda da família foram “tecendo” sua própria colcha de retalhos, além dos registros escritos, já que que fizeram a leitura de “Colcha de retalhos”, de Nye Ribeiro da Silva.
A forma para registrar as criações também variaram entre escrita de próprio punho e digitação, utilizando recursos do Laboratório de Educação Digital. Além disso, ao compartilharem seus livros com os colegas e familiares, as crianças desenvolvem habilidades de expressão oral e a capacidade de apresentar suas criações de maneira articulada e confiante.
Com o projeto, as crianças usaram a imaginação e a criatividade, exploraram diferentes técnicas de desenho, expressaram suas ideias, tiveram a oportunidade de avançar em suas habilidades de comunicação, entre outras.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino
Secretaria Municipal de Educação
Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica
Secretaria Municipal de Educação
CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março
Secretaria Municipal de Educação
Programa Material e Uniforme da Secretaria Municipal de Educação já soma mais de R$ 563 milhões em vendas neste ano
Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música
Relacionadas

O Papel do Coordenador Pedagógico e suas Responsabilidades de Intervenção no Ensino Fundamental
Publicado em: 08/04/2016 5h12 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Capacitação de Professores para o Rugby
Publicado em: 08/04/2016 4h47 - em CEU e COCEU

CEU Jambeiro participa de Pacto da Educação Brasileira contra o Zika
Publicado em: 08/04/2016 3h59 - em CEU e COCEU

Plateia SME – edição de 8 de abril
Publicado em: 08/04/2016 3h06 - em CEU e COCEU

Mês do Hip Hop 2016: Capital – Diáspora Afrikana
Publicado em: 08/04/2016 3h06 - em Diretoria Regional de Educação Penha