Notícias
Estudante da EMEF Perimetral apresenta projeto em congresso da NASA
Em Washington, Natan Oliveira explica experimento espacial desenvolvido no âmbito da Missão Garatéa-ISS
Publicado em: 02/07/2018 14h25 | Atualizado em: 30/11/2020Natan Cardoso de Oliveira tem 15 anos, é morador da comunidade de Paraisópolis e estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perimetral, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo. Ele integra um grupo de estudantes que desenvolveu um cimento espacial que será testado pela NASA e na última quarta, 27 de junho, desembarcou em Washington (EUA) para apresentar o projeto em um congresso da Agência Espacial Norte-Americana, realizado nos dias 28 e 29 de junho no Museu Nacional do Ar e do Espaço.
A DRE Campo Limpo recebeu o convite para participar da Missão Garatéa-ISS, que consiste em propor, a jovens estudantes, a elaboração de projetos científicos para serem enviados e testados na Estação Espacial Internacional – ISS. A Divisão Pedagógica decidiu indicar a EMEF Perimetral, que possuía uma turma de Robótica do Programa Mais Educação alinhada com a proposta de desenvolvimento de criatividade e pensamento lógico.
O projeto Garatéa-ISS uniu alunos de três instituições de ensino distintas: uma escola pública (EMEF Perimetral), uma escola privada (Colégio Dante Alighieri) e uma ONG – Associação Civil de Assistência Social (Projeto Âncora). Foram formadas equipes de alunos e, em todas elas, deveriam ter alunos das três instituições.
O objetivo dos encontros foi permitir que todas as crianças envolvidas pensassem livremente sobre o que poderiam enviar e testar na Estação Espacial. Os alunos levantaram muitas hipóteses, resultando na inscrição de 72 projetos, o que levou a organização a chamar uma equipe de pesquisadores renomados para ajudar a selecionar dez projetos com mais chances de serem aceitos pela NASA. Após essa fase, os dez projetos admitidos nessa primeira seleção, foram novamente avaliados a respeito da viabilidade técnica e cientifica, o que culminou em três projetos finalistas encaminhados para a Agência Espacial Norte-Americana.
Assim, o experimento “Cimento Espacial” do aluno Natan Cardoso e de seus colegas das outras instituições de ensino foi escolhido. O projeto consiste em testar como se comporta o endurecimento do cimento em ambiente de microgravidade e a sua resistência à radiação, problemas a serem enfrentados em uma possível colonização do homem no espaço. É a primeira vez que a Estação Espacial recebe experimentos científicos de estudantes de fora da América do Norte. O jovem viajou acompanhado de sua orientadora, a Professora de Informática Educativa (POIE), Camila Mafra Uva, e Leandro Alves dos Santos, formador da Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Campo Limpo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem experiência itinerante com cinema e videogames
Relacionadas
DRE Freguesia/Brasilândia realiza Reunião de Gestores
Publicado em: 24/06/2016 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Diálogos e Debates trata do programa “Paz nas Escolas”
Publicado em: 24/06/2016 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CODAE apresenta alimentação vegetariana e orgânica na Bio Brazil Fair
Publicado em: 24/06/2016 12h43 - em Alimentação Escolar
Editais Publicados em 2015 – UniCEU
Publicado em: 24/06/2016 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação
Editais Publicados em 2014 – UniCEU
Publicado em: 24/06/2016 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação