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Escolas promovem “Leituraço!” no Junho Migrante
Iniciativa prevê momentos de leitura mediada que valorizam a cultura e histórias os povos migrantes
Publicado em: 13/06/2022 17h06 | Atualizado em: 13/06/2022![fotografia de uma sobreposição de livros com temática de migrantes](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/leituraco-junho-migrante-1.jpg)
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da equipe da Sala Espaço e Leitura, realiza neste mês de junho a 1º edição do “Leituraço! Junho Migrante”. Nesta edição, a ação tem como objetivo promover e valorizar a cultura e histórias dos povos migrantes.
Para ampliar os acervos das salas de leitura e promover o Leituraço, foram enviados para as unidades de Educação infantil, 11 novos títulos com dois exemplares cada. No Ensino Fundamental, Médio e EJA, cada escola recebeu 28 títulos com dois exemplares cada. Entre as obras estão “Refugiados”, “Migrantes”, “Migrando” e “A viagem”.
O objetivo do projeto é oferecer uma mediação com os estudantes que valorize e permita a apropriação do acervo da Sala de leitura e das reflexões propostas no Leituraço! A iniciativa faz parte das ações do Junho Migrante, porém, é importante que as unidades planejem outros momentos como este durante o ano letivo.
O projeto “Leituraço!” – está presente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP) desde 2014 e propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações africanas, afro-brasileira, indígena e povos migrantes.
A ação contribui para o aumento de repertório e enfatiza a importância, potência e riqueza dessas populações, auxiliando na desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário em torno delas e fortalece as identidades de estudantes e educadores.
A educação antirracista e antixenofóbica é uma premissa da RMESP e deve ser compreendida como mais um momento, dentre tantos outros, de práticas intencionais que têm por objetivo a valorização de diferentes culturas, além da ampliação de repertório positivo acerca dessas populações.
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