Notícias

Escolas Municipais e CEUs promovem Semana Olímpica

Atividades acontecem entre os dias 24 e 28 de junho e vão dar destaque aos sete valores olímpicos

Publicado em: 11/06/2019 14h03 | Atualizado em: 04/05/2021

semanaolimpica_740x430.jpg

Entre os dias 24 e 28 de junho, as escolas municipais e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo promoverão atividades em comemoração ao Dia Olímpico. A proposta é que a comunidade escolar e os estudantes participem de experiências que possibilitem a vivência dos sete valores olímpicos através da reflexão e da prática esportiva.

A proposta é oportunizar aos estudantes e a comunidade escolar, bate-papo com a participação de atletas, clínicas esportivas, palestras sobre histórias dos atletas, das modalidades e dos jogos, realização de atividades culturais, mostra de documentários e filmes, entre outras. Ações serão desenvolvidas em parceria com o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa tem como objetivo promover o olimpismo e os sete grandes valores que estão relacionados diretamente a questões culturais e históricas e que sintetizam os programas de educação olímpica ao redor do mundo, que são: amizade, coragem, excelência, respeito, inspiração, determinação e igualdade. Além de proporcionar experiências que reforçam a identidade cultural e pessoal, tolerância, compreensão mútua, responsabilidade, ética, desenvolvimento individual e busca pela excelência humana.

O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho no Brasil e nos países vinculados ao Comitê Olímpico Internacional – COI. A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo.

#SemanaOlímpicaSME – Educadores e estudantes são convidados a compartilhar nas redes sociais fotografias e vídeos das atividades que desenvolverem nas Unidades Escolares utilizando a hashtag #SemanaOlímpicaSME e marcando o perfil @educaprefsp. Material com as marcações poderão ser compartilhados nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Olimpíadas Estudantis – Anualmente e desde 2007, a Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo promove as Olimpíadas Estudantis com o objetivo de estimular a prática esportiva e a vivência organizada do esporte nas escolas e Centros Educacionais Unificados (CEU). Dentro da competição ocorrem também as Paralimpíadas e o InterCEUs.

Evento acontece no segundo semestre e conta com cerca de 100 mil participações de estudantes e envolve mais de dez modalidades esportivas, entre elas, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, rugby, natação, atletismo, atletismo paralímpico, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de campo e tênis de mesa.

Valores Olímpicos:

1) Amizade: é a disposição para a integração, para a inclusão, para a aproximação mesmo diante das diferenças culturais. Envolve respeito e conhecimento, além de afeto e lealdade, mesmo em situações onde a competição esteja presente. O conceito de amizade sugere a integração entre os povos e no seu limite alcançaria uma das utopias olímpicas que é a promoção da paz;

2) Excelência: implica o grau máximo de qualidade ou perfeição. É a busca pelo melhor de si próprio e não necessariamente a superação do outro. Essa condição pode ser estendida a muitos âmbitos da vida o que implicaria, em última instância, na transformação social;

3) Respeito: é antes de tudo um sentimento que leva em consideração uma outra pessoa. Mais do que obediência o respeito implica em reconhecimento pelas virtudes apresentadas por outro. É a condição básica da vida em sociedade, não significa apenas o cumprimento da regra, mas essencialmente a incorporação dos valores sem necessidade de regulação externa para o seu cumprimento;

4) Coragem: é uma condição associada à disposição do enfrentamento. O ato de se tomar decisões a partir do julgamento que se faz de uma situação e não necessariamente ao cumprimento de uma ordem ditada por alguém. Esse talvez seja um dos maiores reveladores da formação moral do indivíduo;

5) Determinação: corresponde ao gesto relacionado ao cumprimento de um objetivo. Aqui se cruzam a disposição pela ação, a disciplina para o seu cumprimento e o apego a princípios que norteiam essa execução, uma vez que a trilha que se usa para o seu cumprimento pode estar repleta de propostas que contrariam a virtude;

6) Inspiração: é a consideração do sensível na realização da tarefa. É a incorporação dos planos afetivo e intuitivo tão necessários ao cumprimento de um chamado que pode ser imposto por uma determinação externa ou interna, resultante de uma ação sistemática e não esotérica;

7) Igualdade: refere-se ao direito à participação. Busca pelo reconhecimento e pelo pertencimento à aquilo que nos humaniza que é a vida em sociedade. Ainda que utópica talvez seja a mola propulsora de muitos projetos que têm o humano como a condição fundamental do desenvolvimento seja do conhecimento, da tecnologia ou da política.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673