Notícias

Escolas e famílias avaliam a qualidade da Educação Infantil municipal

Aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana é feito em duas etapas

Publicado em: 08/06/2018 17h01 | Atualizado em: 30/11/2020

avalia_qualidade_ed_inf_740x430.jpg

Educadores e famílias de crianças que estudam em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino podem participar da aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana. São dois momentos de reuniões onde a escola e as famílias avaliam a unidade, diagnosticam suas potencialidades e fragilidades e elaboraram um plano de ação para a melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas.

Aplicação

A fase de aplicação ocorreu entre os dias 23 de abril e 5 de maio e foi o momento de autoavaliação onde a escola e as famílias analisaram a unidade em nove dimensões, atribuindo-lhes as cores verde (bom), amarela (atenção) e vermelha (grave). Desta forma, diagnosticam-se as potencialidades e fragilidades da Unidade.

As nove dimensões – planejamento e gestão educacional, multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias, interações, promoção de saúde e bem-estar, ambientes educativos, condições de trabalho dos educadores, rede de proteção sociocultural, relações étnico-raciais e de gênero e participação, escuta e autoria de bebês e crianças.

Plano de Ação

Entre os dias 28 de maio e 9 de junho os profissionais da escola e as famílias devem elaboram conjuntamente um plano de ação voltado à melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas consideradas como pontos de atenção e cuidado. Devem ser apontadas neste documento as ações de toda a comunidade escolar, pois isso viabilizará a melhoria da Qualidade da Educação dos bebês e crianças.

Cada unidade organiza os dias para a aplicação dos Indicadores de forma independente. Para participar, é importante se informar na secretaria qual será o dia e horário da reunião.

Com o plano de ação pronto, cada Unidade Escolar se compromete a efetivá-lo, seja a curto, médio ou longo prazo, garantindo a melhoria contínua de seus processos educativos.

Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino – Compreende os Centros de Educação Infantil (CEI), da rede direta, indireta e parceira, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) e Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Relação de convocados para indicar lotação definitiva

Escolha de lotação em caráter definitivo para os ingressantes em 2015

Publicado em: 24/11/2015 10h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeiras e Merendeiros da RME participam da formação Arte e Sabor

Merendeiras e Merendeiros da RME participam da formação Arte e Sabor

Publicado em: 24/11/2015 8h55 - em Alimentação Escolar

Mais 121 aprovados em concurso são convocados

Mais 121 aprovados em concurso são convocados

Publicado em: 23/11/2015 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 450 pessoas participaram do Diálogos com a Rede na DRE Santo Amaro

Cerca de 450 pessoas participaram do Diálogos com a Rede na DRE Santo Amaro

Publicado em: 19/11/2015 5h50 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/11/2015 5h30 - em CEU e COCEU

1 1.430 1.431 1.432 1.433 1.434 1.479