Notícias

Escolas da DRE Santo Amaro comemoram sucesso de seus Parques Sonoros

Atividade procurou inserir crianças em um processo criativo através da música e dos sons

Publicado em: 01/12/2016 19h53 | Atualizado em: 30/11/2020

parques_sonoros_740_x_430.jpg

Nove escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro foram escolhidas em 2015 para construírem seus Parques Sonoros, através de projeto que integra o programa São Paulo Carinhosa. O projeto usa a música como linguagem a ser explorada nas Unidades de Educação Infantil e busca proporcionar as crianças uma oportunidade de expressar seu imaginário através dos sons e da montagem de objetos sonoros.

O projeto Parque Sonoro tem por objetivo ser uma espécie de intervenção nos espaços das unidades educativas, através das linguagens musical e estética, além das brincadeiras. A ideia é usar o parque e os brinquedos sonoros para incentivar a interação entre as crianças, adultos e toda a comunidade.

“As crianças participaram de construção de brinquedos e instrumentos sonoros, brincadeiras cantadas, jogos rítmicos, dança circular, ampliação do repertório musical, sempre participando com muito entusiasmo”, comemora a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anhanguera, Francisca Fabiana dos Santos.

O projeto dá liberdade para que cada escola procure seu melhor jeito de trabalhar com as crianças. No Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Missionária, a coordenadora pedagógica Márcia Mariano explica a rotina. “Temos horário coletivo para discutir e confeccionar os materiais e trocar experiências junto com a formadora do Parque Sonoro. São brincadeiras de corpo e movimento, músicas em espaços inusitados e um parque inusitado na área externa”.

Coordenador pedagógico da EMEI Sylvio de Magalhães Figueiredo, Eduardo Branco destaca a participação dos pais. “As crianças, bem como a família, receberam muito bem o projeto. Eles cantam, querem tocar e explorar diversos materiais construindo instrumentos e criando ritmos variados em diferentes momentos. Tivemos um retorno muito produtivo e de grande integralidade”, explica.

Conheça mais sobre os Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CECI Tenondé Porã participa da ação “Cidadania
Curso Povos Indígenas

Curso Povos Indígenas, as diversidades étnicas e a escola

Publicado em: 22/03/2016 12h26 - em CECI

1 1.324 1.325 1.326 1.327 1.328 1.477