Notícias

Equipe da CODAE participa de encontro sobre o Ano das Leguminosas

Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu a importância do feijão no Programa da Alimentação Escolar

Publicado em: 07/04/2016 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020

2cap2_740_430edit.jpg

A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 2º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade na tarde do dia 30 de março.

O evento contou com a participação da palestrante Adriana Salay, historiadora, diretora da ONG C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. Ela realizou uma retrospectiva histórica sobre o feijão no Brasil.

Adriana contou histórias sobre o feijão, relatou a diminuição da diversidade das espécies e mostrou a presença do feijão na literatura de autores como Mário de Andrade e Monteiro Lobato. A historiadora também enfatizou a importância do feijão nos hábitos alimentares do Brasileiro, a importância cultural dessa leguminosa e a sua famosa combinação com o arroz.

Os agricultores familiares Sebastião Aranha e Adalberto de Oliveira, produtores de feijão, compartilharam os aspectos da produção no campo e o fornecimento para o Programa de Alimentação Escolar.

O engenheiro agrônomo Élder Décio Carneiro, que atua na Coordenadoria de Alimentação Escolar, falou sobre as diversas variedades de feijão, os aspectos da produção e armazenamento dessa leguminosa e ressaltou a dificuldade de cultivo pelas condições ambientais necessárias e os cuidados com o solo.

Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas, com o objetivo de aprimorar e valorizar o fornecimento do feijão no Programa de Alimentação Escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524