Notícias

Equipe da CODAE participa de curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional

O curso no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional teve foco no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Publicado em: 30/03/2016 14h05 | Atualizado em: 30/11/2020

guiaalimentar_740_x_430.jpg
Crédito: Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014.

No último dia 09 de Março, funcionários de diversos setores da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) participaram do curso promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) sobre Segurança Alimentar e Nutricional com foco no Guia Alimentar para a População Brasileira. O evento foi realizado no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), localizado na Vila Maria.

O curso ocorreu em duas turmas e além dos cerca de 35 funcionários da CODAE, também contou com a presença de diretores, professores, assistentes técnicos, cozinheiras e coordenadores pedagógicos de unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé e profissionais da saúde que atuam na região.

As palestrantes convidadas Patricia Jaime – professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP – e Isabella Sattamini – pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde (NUPENS) da USP – falaram sobre a construção, utilização e conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira, com destaque para os “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável”. Este documento foi lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde e é considerado referência em Segurança Alimentar pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Por fim, houve uma dinâmica de grupos na qual os participantes puderam refletir sobre a aplicação do Guia em sua prática profissional.

Solange Cavalcante da Silva Redolfi, nutricionista e conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, apresentou os conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, a sua construção histórica e importância social.

Finalizando o ciclo de palestras, Marcelo Mazeta, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), falou sobre a atuação e função da Secretaria e da história e importância do Centro de Referencia, que realiza ações de educação nutricional e incentiva a população a ter hábitos alimentares saudáveis, além de receber e distribuir alimentos por meio do Banco de Alimentos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Miss Mister 3ª idade

CEU Quinta do Sol promoveu concurso Miss e Mister 3ª Idade com foco no envelhecimento ativo

Publicado em: 18/05/2026 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra um cartaz com a frase
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

Publicado em: 18/05/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fachada Sme Site

SINDSEP e APROFEM anunciam encerramento da greve

Publicado em: 15/05/2026 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.660