Notícias
EMEI Mário Marques promove Piquenique Literário para incentivar a imaginação e o gosto pela leitura desde a infância
A iniciativa promovida pela professora Deborah Brito dos Santos traz o papel da leitura para construção das aprendizagens das crianças
Publicado em: 02/10/2025 8h00 | Atualizado em: 30/09/2025
A EMEI Mário Marques, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou um Piquenique Literário, ação que uniu livros e um momento ao ar livre para despertar o prazer e a imaginação das crianças em torno da leitura. A iniciativa, idealizada pela professora Deborah Brito dos Santos, surgiu a partir de reflexões sobre o papel da leitura como ferramenta de mediação do conhecimento e do contato constante dos pequenos com os livros na rotina escolar.
Durante o preparo para o piquenique, as crianças foram convidadas a “alimentar a imaginação com livros”, provocando curiosidade e encantamento. Em cada turma, a reação foi única, mas o brilho nos olhos foi um ponto em comum, despertando nas crianças o desejo de explorar as histórias em um cenário cuidadosamente preparado com toalhas coloridas, almofadas e cabaninhas, em meio a árvores que criaram um ambiente acolhedor e inspirador.
A seleção dos livros contemplou temas diversos, como autoconhecimento, identidade, natureza e dinossauros, alinhando-se aos interesses das turmas e ampliando as conversas já desenvolvidas na sala de referência. Durante a atividade, os pequenos assumiram protagonismo, lendo e mediando as descobertas para os colegas, fortalecendo a cultura da leitura e a autonomia na escola.
A EMEI Mário Marques já desenvolve outros projetos literários, como a Biblioteca Circulante e o Sarau de Histórias, que envolvem também as famílias, ampliando o contato com a linguagem literária para além da escola. O sucesso do Piquenique Literário motivou a equipe a planejar novas edições em diferentes espaços da unidade, mantendo viva a magia da leitura em contextos diversos.
A iniciativa reforça a importância de vivências lúdicas e coletivas na formação das crianças, transformando a leitura em um momento afetivo, prazeroso e essencial para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e empatia. Além disso, mostra que os livros podem ser grandes companheiros, seja na sala de aula, no pátio, no refeitório ou sob uma árvore, incentivando crianças e famílias a compartilharem essa experiência de forma contínua e enriquecedora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Curso online de Ética no Serviço Público está disponível para servidores da SME
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
NEA
Estão abertas as inscrições para o curso “Formação em Cinema e Educação Ecofalante”
Bom de Prova
Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar na participação nas avaliações externas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital recebem exibição especial da nova temporada da série “Mundo da Lua”
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Marechal Mascarenhas exploram São Paulo em aulas expandidas de história, arte e cultura
Relacionadas

Curso online de Ética no Serviço Público está disponível para servidores da SME
Publicado em: 02/10/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Mário Marques promove Piquenique Literário para incentivar a imaginação e o gosto pela leitura desde a infância
Publicado em: 02/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Inscrições abertas para Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 01/10/2025 5h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para o curso “Formação em Cinema e Educação Ecofalante”
Publicado em: 01/10/2025 4h57 - em NEA

Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar na participação nas avaliações externas
Publicado em: 01/10/2025 11h49 - em Bom de Prova