Notícias

EMEI Luis Travassos promove o projeto “Bichinho, Meu Afeto”

Iniciativa tem o objetivo de desenvolver nos pequenos a noção de responsabilidade, direitos e deveres

Publicado em: 18/04/2017 13h21 | Atualizado em: 30/11/2020
bichinho meu afeto_740x430.jpeg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Luis Travassos, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos o projeto “Bichinho, Meu Afeto”. A iniciativa tem como objetivos desenvolver nas crianças a noção de responsabilidade, diretos e deveres.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Unidade Educacional, Alessandra Ramos, o projeto começou em 2009 e atualmente todos os alunos da EMEI participam dele. “Essa iniciativa também busca incentivar, por meio dessa atividade, a parceria e colaboração ativa da família dos alunos”, completa.

Ele funciona da seguinte forma: primeiro, as crianças escolhem quais os bichinhos de brinquedo elas gostariam de cuidar e são dados nomes para eles. Após isso, cada aluno leva para casa um e fica com ele durante três dias. Junto, eles levam também um caderno de registro, no qual a família deve registrar como o pequeno está cuidando do brinquedo. “Alguns educadores enviam também um DVD de fotos com o processo de escolha e produção do bichinho ou um livro de história sobre o animal”, explica.

Quando a criança traz o bichinho de volta para a EMEI, a vivência escrita no caderno de registro é compartilhada pela Professora com as demais em uma roda. O material geralmente é exposto na Mostra Cultural da Unidade e alguns pais também compartilham no Facebook da Unidade como está sendo o dia-a-dia do pequeno com o brinquedo.

Segundo Alessandra, os alunos gostam do projeto e ficam ansiosos aguardando o momento de levar um “novo amiguinho” para casa. “As crianças e familiares demonstram-se interessados, cada um dentro do seu papel: os pais supervisionando, registrando e respeitando os prazos e as crianças aprendendo a ter a responsabilidade de cuidar do brinquedo, demonstrando seu afeto através das ações”, comemora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259