Notícias

EMEI desenvolve projeto sobre a arte de brincar em São Paulo

Projeto privilegia diferentes experiências de maneira lúdica.

Publicado em: 16/06/2016 15h36 | Atualizado em: 30/11/2020
proj_emei_sao_francisco_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Conjunto Habitacional São Francisco, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, está desenvolvendo o projeto “Nossa Cultura e a Arte de Brincar em São Paulo” com os alunos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os sons, os ritmos, os batuques, as imagens e as obras elaboradas pelas crianças por meio de brincadeiras infantis que compõem a cultura do paulista.

O projeto na EMEI Conjunto Habitacional São Francisco surgiu da necessidade das crianças poderem viver diferentes experiências de maneira lúdica, favorecendo a ampliação do repertório cultural a partir das brincadeiras, das danças, dos costumes das mais diversas culturas, trabalhando as múltiplas linguagens e identidades.

Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que em detrimento de uma cultura que privilegia as datas comemorativas e o conhecimento fragmentado, os corpos docente e gestor da EMEI optaram por trabalhar com projetos e não mais com a Festa Junina como era feito anteriormente. Durante o projeto, as crianças tiveram contato com brincadeiras tradicionais como as cantigas de rodas, as corridas e as danças típicas do interior, além de conhecerem estilos musicais como o rap.

“A equipe educativa viu uma oportunidade de trabalhar com as crianças e evidenciar junto às famílias, as diferentes formas de manifestação popular da cidade e do estado de São Paulo”, disse Adriana. “Assim como outros produtos culturais, as brincadeiras também recebem a influência dos traços étnicos, regionais e interculturais que formam a cultura brasileira. Basicamente, as brincadeiras populares no Brasil representam essa mistura de costumes e de crenças do branco europeu, do índio e do africano”, concluiu.

Envolvimento das famílias – No sábado, 4 de junho, a escola recebeu crianças e famílias para acompanhar mais uma etapa do projeto. Neste dia, as crianças realizaram apresentações de música e teatro. “As famílias tem participação crucial em todas as etapas da realização do projeto. São elas que apoiam as crianças nas pesquisas realizadas sobre a realidade local e regional”, afirmou a Coordenadora Pedagógica.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Contemplados – Plateia SME – 8 de março

Publicado em: 09/03/2016 5h27 - em CEU e COCEU

Curso “Água em curso – Multiplicadores”

Curso “Água em curso – Multiplicadores”

Publicado em: 09/03/2016 5h21 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

“OcupaCEU bebês, meninas e mulheres” no CEU Butantã

Publicado em: 09/03/2016 5h15 - em CEU e COCEU

Aula Inaugural dos Cursos de Especialização em Educação Especial

Aula Inaugural dos Cursos de Especialização em Educação Especial

Publicado em: 09/03/2016 4h54 - em Educação Especial

DRE PJ realiza reunião de formação para gestores

DRE PJ realiza reunião de formação para gestores

Publicado em: 09/03/2016 4h28 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 1.383 1.384 1.385 1.386 1.387 1.515