Notícias

Assembleias infantis no CEI Professor Mario Pereira Costa

Escola realiza trabalho que dá destaque à fala das crianças pequenas para o desenvolvimento da rotina na Educação Infantil

Publicado em: 14/06/2016 15h13 | Atualizado em: 30/11/2020

assembleias_infantis_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Mario Pereira Costa da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a partir das reflexões fomentadas pelos estudos dos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana” vivenciou uma experiência inovadora: a professora da turma do Minigrupo II que são crianças entre dois e três anos, Cláudia Pereira de Souza, construiu elementos que favoreceram um olhar atento para as vivências pertinentes à infância num processo de construção coletiva.

Diante disso uma das práticas utilizadas foi a roda de conversa que trouxe a possibilidade de escuta e diálogo entre as professoras e as crianças pequenas.

O projeto da assembleia recebeu o nome de “ÁGORA: ocupações infantis dos processos de escolhas e tomadas de decisão acerca da rotina e do currículo”, que busca incentivar e promover uma escuta de qualidade das falas das crianças, assim como transformá-las em sujeitos autores nas vivências, como explicou Claudia Pereira.

Segundo a professora a proposta nasceu por meio dos questionamentos das crianças sobre o porquê de fazer determinada atividade. Após as crianças pequenas apresentarem o interesse em contribuir com a elaboração de um ambiente significativo, a professora identificou a necessidade de dar maior atenção para os diálogos das crianças.

A coordenação do CEI em conjunto com a professora organizou uma roda de conversa cujo objetivo era explicar o que é uma assembleia e o seu significado. A finalidade era que as crianças vivenciassem o contexto social em que todas as decisões deveriam ser tomadas de comum acordo.

As crianças pequenas realizaram inúmeras reivindicações, desde a mudança na rotina e ao acesso aos brinquedos como na elaboração de um abaixo assinado sendo a professora a escriba, para que a mesma pudesse almoçar junto com eles.

Por intermédio dessas observações a equipe gestora notou que o fato deles serem ouvidos permitiu que esses diálogos se intensificassem e contribuindo para o relacionamento adulto e criança.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes sentados em roda em momento de leitura. Ao fundo, na parede há uma pintura de par de asas onde se lê

EMEF Professor Antônio Duarte promove segundas-feiras literárias

Publicado em: 10/06/2024 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Provas para o Vestibulinho da ETEC – 2º Semestre de 2024 acontecem neste domingo (09)

Publicado em: 07/06/2024 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

441b66e8 A593 44ad 9a0b 443264c551ea
Figura em tons beges com desenhos de

Curso sobre Arquivos Públicos Municipais acontece nesta segunda-feira (10) na Câmara Municipal

Publicado em: 07/06/2024 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Emef Gonzaguinha (1)

Estão abertas as inscrições para as XVI Olimpíadas Estudantis e XIII Interceus

Publicado em: 07/06/2024 1h12 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.456