Notícias
EMEF Ulysses Guimarães cria canal de vídeos para auxiliar estudantes nas atividades online
Os conteúdos são elaborados com base no material pedagógico, Trilhas de Aprendizagens
Publicado em: 16/06/2020 17h19 | Atualizado em: 01/10/2021
A Escola Municipal de Ensino Fundamental, Ulysses Guimarães, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, criou um canal de vídeos na plataforma YouTube chamado, “Criativos em Ação”, com conteúdos baseados no material pedagógico produzido pela Secretaria Municipal de Educação, Trilhas de Aprendizagens.
A equipe escolar tomou esta iniciativa para facilitar a interação dos estudantes com os conteúdos e professores da unidade, além de utilizarem o espaço online para formação dos profissionais da própria escola.
Por meio desta ferramenta de comunicação, estudantes e professores trocam experiências, facilitando o desenvolvimento e resolução das atividades propostas. O canal “Criativos em Ação”, criado em abril deste ano, contém vídeo aulas baseadas no material Trilhas de Aprendizagens e tem sido um recurso positivo para garantir a qualidade do ensino oferecido aos estudantes durante o período de aulas não presenciais.
Até o momento, foram produzidos 58 vídeos, de diferentes componentes curriculares, tendo alcançado 7580 visualizações em um vídeo sobre sinais de pontuação, produzido pela professora Gislaine Morais do 3º ano. Os materiais publicados no canal são produzidos a partir da necessidade apresentada pelos estudantes, não seguindo um padrão de periodicidade de publicações.
Compreendendo a necessidade do trabalho colaborativo diante das dificuldades do momento, os professores da escola compartilham com educadores de outras unidades os vídeos produzidos no canal, colaborando na superação das dificuldades individuais, comenta a Professora Marluce Paulino do 2º ano.
“Tem sido um grande desafio adaptar a prática pedagógica com o novo cenário de ensino remoto. Mas posso enfatizar que, apesar das limitações no manejo das ferramentas tecnológicas, tenho aprendido muito e quero aprender mais. O simples fato de me propor a pesquisar, estudar, questionar, duvidar, descobrir me impulsiona a buscar alternativas de interagir melhor com as crianças e suas famílias. As videoaulas são exemplos disso, pois nunca me imaginei fazendo algo do tipo”,finaliza Marluce.
O canal pode ser acessado por esse link: https://www.youtube.com/channel/UCJYX0Td7H0T9NYEyjO-HmkA .
.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Relacionadas

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação