Notícias
EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira desenvolve projeto “Ancestralidade”
Trabalho realizado teve como foco a valorização da cultura africana
Publicado em: 22/12/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020
O projeto “Ancestralidade” passou a ser desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Juscelino Kubitschek de Oliveira, Pres, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, no 1º bimestre deste ano, a partir das discussões e propostas apresentadas para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Escolar. A iniciativa teve o objetivo de resgatar valores étnico-raciais africanos.
Com o propósito de possibilitar aos educandos o reconhecimento de suas origens, para que se apropriem e empoderem de saberes, costumes e crenças, foram elaboradas diversas atividades. Entre elas, foi produzida uma peça de teatro com alunos do Ciclo Autoral (8ºs e 9ºs anos). As apresentações foram realizadas para os demais alunos da Unidade (Ciclos de Alfabetização e Ciclo Interdisciplinar). Também houve uma apresentação na EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.
A metodologia utilizada partiu de um embasamento teórico que resgata memórias dos ancestrais e ajuda na reflexão sobre tolerância e convívio com as diferenças. Os contos africanos foram a maneira de apresentar uma visão dinâmica das relações entre África e Brasil, como os aspectos humanos, econômicos, culturais e o idioma Português. Já as conversas com o grupo buscaram desconstruir as violências que atingem e influenciam o jovem da periferia, sobretudo os afrodescendentes.
Todas as atividades foram feitas de maneira interdisciplinar, em parceira entre o Professor de Arte Lenilson de Souza Thomaz e a Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Natali Gonçalves Inagaki. Seguindo uma sequência didática de leituras literárias e exposição de materiais multissensoriais, também foram organizados debates e oficinas. As ações basearam-se nas últimas notícias veiculadas. Entre elas, casos de violências, ataques de racismo, entre outros temas do cotidiano.
De acordo com Lenilson, “o projeto teve participação efetiva de toda comunidade escolar e integrou diversas áreas do conhecimento, garantindo uma melhoria nas relações interpessoais e, consequentemente, transmitindo de forma positiva, dentro e fora da escola, uma perspectiva de continuidade”.
Clique aqui para ver algumas fotos do projeto
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Copa Kahoot mobiliza estudantes do 1º ao 9º ano na EMEF José Augusto César Salgado
Programa Grêmio estudantil
Segunda edição do projeto “Chama na Solução - Escolas pela Paz” mobiliza escolas da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo realiza visita técnica a obras do futuro CEU Brasilândia na zona Norte
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias: inscrições agora acontecem diretamente nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal organiza álbum da copa produzido pelas crianças
Diretoria Regional de Educação Butantã
Conhece alguém que quer voltar a estudar? A EJA está com matrículas abertas o ano todo
Relacionadas
Copa Kahoot mobiliza estudantes do 1º ao 9º ano na EMEF José Augusto César Salgado
Publicado em: 03/07/2026 2h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Segunda edição do projeto “Chama na Solução – Escolas pela Paz” mobiliza escolas da Rede Municipal
Publicado em: 03/07/2026 12h50 - em Programa Grêmio estudantil
Prefeitura de São Paulo realiza visita técnica a obras do futuro CEU Brasilândia na zona Norte
Publicado em: 03/07/2026 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias: inscrições agora acontecem diretamente nos CEUs
Publicado em: 02/07/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal organiza álbum da copa produzido pelas crianças
Publicado em: 01/07/2026 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação