Notícias
EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo
Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto
Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.
As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.
Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.
Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.
O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.
Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes
Secretaria Municipal de Educação
Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Educação Ambiental
Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos utiliza teatro como ferramenta pedagógica e de transformação e se destaca com espetáculos autorais
Relacionadas

Contemplados – Física Quântica e Relatividade
Publicado em: 01/08/2016 3h23 - em Ensino Fundamental e Médio

Contemplados – Comunicação Alternativa e/ou Suplementar no Contexto Escolar
Publicado em: 29/07/2016 4h44 - em Educação Especial

Prêmio Territórios Educativos
Publicado em: 29/07/2016 4h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Contemplados – Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 29/07/2016 4h07 - em Educação Especial

SME encerra a série Diálogos com a Rede na DRE São Miguel
Publicado em: 26/07/2016 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação