Notícias
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Reconhecimento, melhores condições de trabalho e incentivo ao desenvolvimento marcam a trajetória de quem transforma vidas pela educação
Publicado em: 15/10/2025 12h23 | Atualizado em: 12/11/2025
No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reafirma o compromisso com a valorização de quem faz a educação pública acontecer todos os dias. Nos últimos anos, a rede municipal tem avançado em medidas que fortalecem a carreira, ampliam benefícios e reconhecem o papel essencial dos educadores e de todos os profissionais da Educação.
Desde 2021, o vale-alimentação dos servidores teve aumento de 86%, passando de R$ 360,27 para até R$ 673,06 em 2024. O auxílio-refeição também foi reajustado em 42%, subindo de R$ 19,23 por dia para R$ 28,04 por dia.
Os professores da Rede Municipal de Ensino tiveram o piso salarial reajustado em 44%, passando de R$ 3.837,37 em 2021 para R$ 5.533,09, conforme a Lei nº 18.098, de 26 de março de 2024 — valor 13,6% superior ao piso nacional vigente, de R$ 4.867,77.
A valorização também se reflete na ampliação do quadro de Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs), que atuam na inclusão e no apoio pedagógico aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O número de profissionais passou de 391 em dezembro de 2021 para 1.110 em 2025, um crescimento de 183%, ampliando o alcance das ações inclusivas nas escolas da rede.
Outro avanço importante foi a implementação e ampliação da Gratificação por Local de Trabalho (GLT), que reconhece o esforço adicional dos profissionais que atuam em regiões com maior vulnerabilidade social e rotatividade de professores. Essa gratificação reforça o compromisso da SME em valorizar o trabalho em todos os territórios, garantindo equidade e reconhecimento às equipes escolares. Hoje, 530 unidades são contempladas pelo GLT.
Outro destaque é o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), que reconhece o esforço e os resultados alcançados por servidores da SME. Em 2025, o PDE passou a considerar, além da assiduidade e do desempenho coletivo, indicadores de aprendizagem dos estudantes, reforçando o olhar para o impacto pedagógico das ações. O valor do prêmio pode chegar a R$ 7.800 por servidor, pago em duas parcelas — a primeira como antecipação e a segunda até abril de 2026.
Mais do que números, essas conquistas traduzem o reconhecimento e o cuidado com os profissionais que, com dedicação e propósito, transformam a educação pública paulistana e constroem todos os dias uma cidade mais justa e com mais oportunidades.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial
Relacionadas
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação