Notícias
EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo
Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto
Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.
As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.
Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.
Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.
O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.
Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
CEU Parelheiros recebe o 2° Polo da FTM Expandida com aulas de dança e música
CEU e COCEU
Wendel Bezerra conduz workshop de dublagem infantojuvenil gratuito no CEU Taipas
CEU e COCEU
SME e Comitê Paralímpico Brasileiro oferecem cursos que promovem acessibilidade na Educação Física
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio “Professor em Destaque” abre inscrições
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Prefeitura de SP festeja Dia Mundial da Alfabetização com entrega de duas novas unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Sorrisos nos CEUs leva espetáculos gratuitos de circo e palhaçaria para toda a família
Relacionadas

DRE-PJ recebe o 1º Congresso Técnico de Xadrez Individual e por Equipe de 2017
Publicado em: 11/04/2017 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

CODAE realiza encontro com o tema “Motivação no trabalho”
Publicado em: 11/04/2017 3h39 - em Alimentação Escolar

Rede UniCEU divulga resultados parciais da pesquisa por interesse
Publicado em: 11/04/2017 12h41 - em Ensino Superior

Programa São Paulo Integral publica redação final de material orientador
Publicado em: 11/04/2017 12h12 - em Educação Infantil

Tarde da Arte Urbana no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 11/04/2017 11h42 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases