Notícias
EMEF Duque de Caxias ganha mais um concurso de prática pedagógica
Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole” é reconhecido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura
Publicado em: 16/11/2017 13h41 | Atualizado em: 30/11/2020
Fotografia: Tiago Reivax
Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, vence mais um concurso de práticas pedagógicas. O anúncio foi feito no VII Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, promovido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.
A iniciatica desenvolvida pelo Professor de Geografia Paulo Roberto Magalhães se destacou entre as quase cem experiências inscritas na Ação de Reconhecimento de 2017. O projeto acontece desde 2016 na EMEF, que fica localizada no bairro Glicério, e tem como fundamento a utilização dos espaços públicos urbanos como ambiente educativo, favorecendo a transformação da escola e da comunidade.
“A implantação do projeto fez com que os alunos conhecessem a importância de preservar o espaço público e reconhecer através dele o seu papel na sociedade, contribuindo para que ele seja o ator principal dessa transformação. A cada esquina, muito aprendizado, muitas perguntas e questionamentos dos alunos sobre a cidade. O que é cuidar da cidade? A cidade também cuida? Quem cuida de quem? Aos poucos todos compreenderam como eles, assim como os vizinhos da escola, têm direitos e deveres com o espaço urbano. Enfim, o Projeto tem a finalidade de apontar como é possível transformar a educação a partir e através dos muros da escola”, enfatiza o professor.
A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole – projeto já obteve o reconhecimento público em diversos concursos de práticas educativas. Recebeu o segundo lugar no Prêmio Professor Emérito, da Secretaria Municipal de Educação; vencedor do Prêmio Territórios Educativos 2016, do Instituto Tomie Ohtake; finalista no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, entre outros.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs
Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio
Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização
Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Publicado em: 28/03/2016 2h31 - em Alimentação Escolar
Plateia SME – edição de 23 de março
Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU