Notícias

EMEF Assad Abdala recebe dois prêmios em 2016

Escola localizada no Jardim Maringá recebe reconhecimento por seu projeto de intervenção social

Publicado em: 21/12/2016 16h35 | Atualizado em: 30/11/2020

assad_abdalla_740_x_430.jpg

Neste ano de 2016, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Assad Abdala, localizada no Jardim Maringá, zona leste (Diretoria Regional da Penha), recebeu dois prêmios em reconhecimento ao projeto “Além dos Muros da Escola – Intervenções no Jardim Maringá”.

O projeto propõe a revitalização de locais escolhidos pelos estudantes da EMEF Assad Abdala no bairro onde moram, partindo do questionamento: “no seu caminho de casa para a escola, o que mais causa incômodo em você?”.

No ano de 2015, foram feitas intervenções na Praça Almir Colares dos Santos. Em 2016, às quartas-feiras, alunos de diferentes anos juntaram-se em frentes de tutoria e, com seus professores, atuaram no Escadão – local de passagem – e no Clube da Comunidade Unileste. Os estudantes, ao final do projeto deste ano, afirmam ser uma experiência única, pois aprendem a partir de vivências. Tornam-se mais autônomos, compreendem o que é ser um cidadão e muitos dizem compreender melhor o que é fazer parte de uma sociedade e como nela intervir positivamente.

No início do segundo semestre, a gestão da escola foi informada que a EMEF havia sido uma das dez selecionadas no Prêmio Territórios Educativos, uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, com parceria da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Estácio Ensino Superior, que busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem as oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, integrando os saberes escolares e comunitários. (premioterritorioseducativos.org/)

Em novembro, uma nova notícia: entre 1014 projetos inscritos em todo o país, a escola foi uma das 11 selecionadas a participar da premiação “Criativos da Escola”, realizada em Salvador. Conforme especificado no site (criativosdaescola.com.br/), “encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades”.

Estudantes, funcionários, professores e a equipe gestora sentem-se muito orgulhosos e com a certeza de que o movimento que estão realizando é necessário e importante para a formação de todos que convivem na escola. Além dessas premiações, três alunos receberam menção honrosa pelo desempenho nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outros três alunos conseguiram bolsas de estudos nas melhores escolas de São Paulo pelo Ismart. O projeto terá continuidade no ano de 2017 e, no Facebook da escola, pais de alunos e a comunidade já podem contribuir respondendo à enquete sobre onde eles sugerem que as próximas intervenções sejam realizadas no bairro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito
Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de três pessoas agachadas, há uma vaso com terra e muda de planta.

Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.510