Notícias

SME promove aulão sobre combate às fake News a todos os alunos e professores

 Iniciativa on-line acontece no dia 5 de março. A atividade será conduzida por professores e jornalistas referências verificação de fatos em âmbito nacional e internacional 

Publicado em: 04/03/2026 11h56 | Atualizado em: 04/03/2026
Dois adultos reunidos com notebooks sobre a mesa.

 A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa de Educomunicação Imprensa Jovem, realiza, no próximo dia 5 de março, às 12h, um aulão especial sobre checagem de informações e combate às fake news. A atividade será conduzida por professores e jornalistas das redes: Learn To Check e International Fact-Checking Network, referências na formação midiática e na verificação de fatos em âmbito nacional e internacional. 

Voltado a todos os professores e estudantes da rede, o aulão será realizado de forma on-lin. A proposta é ampliar o repertório crítico da comunidade escolar, oferecendo ferramentas práticas para identificar desinformação, analisar conteúdos digitais e promover um consumo de informação mais consciente, ético e responsável. As inscrições podem ser feitas aqui.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria com a formação integral dos estudantes, especialmente em um cenário marcado pela circulação acelerada de conteúdos nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Durante o aulão, os participantes terão acesso a conceitos, metodologias e exemplos práticos de verificação, além de orientações sobre como trabalhar o tema em sala de aula de forma interdisciplinar. 

“Trazer duas redes de checagem com uma bagagem tão sólida para compartilhar conhecimento com estudantes e professores da rede é fortalecer a educomunicação como estratégia pedagógica e contribuir para um acesso cada vez mais qualificado e assertivo à informação”, afirma Carlos Lima, idealizador da Educomunicação. 

 Aulões de Educomunicação

Os Aulões de Educomunicação são atividades formativas que buscam potencializar estratégias pedagógicas centradas no protagonismo estudantil. Por meio de oficinas, rodas de conversa e diálogos temáticos, os encontros incentivam a construção coletiva de ideias e práticas que podem ser incorporadas ao cotidiano escolar, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos. 

As atividades são abertas a professores, profissionais da educação, estudantes e, conforme o tema, também às famílias. Com duração que varia entre 45 minutos e 2 horas, os aulões oferecem certificação aos participantes e se consolidam como espaços de troca, reflexão e fortalecimento da cultura midiática no ambiente educacional. 

O Workshop

A Learn to Check e a EFE Verifica firmaram parceria para evidenciar os impactos da desinformação e fortalecer a resiliência das comunidades. Com o apoio da Rede Internacional de Verificação (IFCN), do Google e do YouTube, o projeto apresenta histórias de dez vítimas de notícias falsas e teorias da conspiração, reunindo artigos, vídeos e podcasts com relatos na Europa, América, África e Ásia. 

A programação inclui os seguintes tópicos: 

  1. Desinformação: um glossário essencial para compreender a desinformação
  2. O fenómeno hoje: Quem nosenganae por quê? 
  3. Como é que nos afeta? Os perigos da desinformação
  4. Desinformação camaleônica: mil maneiras de enganar
  5. Como podemos verificar informações?
  6. Como podemos analisar imagens, vídeos e áudios?
  7. Como revisar conteúdo nas redes sociais?
  8. O que mais pode ser feito?

Sobre a Learn To Check

Learn to Check é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a alfabetização midiática e informacional para fortalecer o pensamento crítico e combater a desinformação. Atua em quatro frentes: formação e workshops, projetos inovadores com impacto social, pesquisa na área e produção de materiais educativos. Desde 2018, já capacitou mais de 22 mil pessoas em diferentes países e colaborou com mais de 70 organizações, incluindo instituições europeias, entidades internacionais, universidades e órgãos governamentais. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.632