AULÃO
Oficinas de Educomunicação para professores e estudantes
Conhecimento I Comunicação I Produção de Mídia I Intercâmbio I Educomunicação I Ensino Híbrido I Linguagens I Leitura Crítica I Diálogo
Os Aulões de Educomunicação são atividades livres e gratuítas para professores, estudantes. A ação é promovida pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As propostam visam apoiar ações pedagógicas para promover aprendizagens com a Educomunicação no Ensino Remoto e apoiar o Ensino Híbrido e promovendo
Importante
1. Você receberá automaticamente orientações sobre como acessar o link de acesso o Aulão . Caso não tenha recebido verifique sua caixa de spam caso não tenha recebido e-mail com link de acesso a atividade.
2. Erro na informação do e-mail inviabilizará a inscrição. Prefira usar e-mail gmail (particular) na inscrição.
3. Atividade será realizada no Meet
4. A participação nos Aulões prevê certificado de participação
Proposta de Aulões
Opção para o aprendizado
Os Aulões de Educomunicação são atividade para potencializar estratégias que coloquem o estudante no centro do aprendizado. São oficinas e diálogos com diversos temas para criação de ideias que possam ser desenvolvidas nas aulas com estudantes, sejam crianças, adolescentes e adultos. Os Aulões são abertos a professores, profissionais da educação e estudantes e suas famílias, dependendo do tema. A duração das atividades é entre 45 minutos a 2 horas com certificação.
Objetivos
Promover a Educação Midiática por meio da Educomunicação
Potencializar o aprendizado para produção e leitura crítica da mídia;
Oferecer conhecimentos para o desenvolvimento de práticas que coloquem o estudante no centro do aprendizado;
Dinamizar processos para promoção do Ensino Híbrido;
Histórico
O “Aulão” é idealizado durante a pandemia da COVID por estudantes e professores no curso Imprensa Jovem – Estudante Mediador dos ODS. A primeira atividade foi idealizada para tratar sobre Desinfodemia e contou com a participação na discussão de conteúdos com representantes da Unesco, GAP MIL, Educamídia/Palavra Aberta e ABPEducom. Na ocasião, o Aulão que entrou na programação do evento mundial da Unesco, MIL Weeks, organizado pela Republica Democratica da Korea, reuniu 289 estudante e 50 professores que puderam acompanhar e participar de forma on line, por meio dos recursos da plataforma Google.
Quero participar
O Aulão é um espaço aberto a todos interessados em apresentar conteúdos que possam apoiar o desenvolvimento de aulas mais participativas, reflexivas e dinâmicas. Professores, estudantes e especialistas podem se inscrever e oferecer voluntariamente seus “Aulões“. Os assuntos vão de linguagens a possibilidade de desenvolvimento de projetos. A proposta pode ser cadastrada no link Seja Formador(a). As proposta serão analisadas pelo Núcleo de Educomunicação e ao ser aprovadas, programadas para inscrição e participação de interessados.
Jogo da Mobilização – Construção de projetos de intervenção social
Na oficina, vamos conhecer o Jogo da Mobilização, uma iniciativa que consiste em uma dinâmica para despertar conversas e projetos de intervenção, seja na escola, no ambiente de trabalho, com a família ou os amigos, sobre um assunto fundamental para a garantia de todos os direitos: a educação. O jogo reúne 30 ideias para fazer acontecer quando o assunto é educação de qualidade.
Regente: Daniele Próspero
Informações: Jornalista e Educomunicadora, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), e especialista em Jornalismo Social e em Educação Comunitária. Há 20 anos atua em iniciativas voltadas na gestão e planejamento de projetos. É sócia-diretora da consultoria Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público e diretora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação). Autora do livro: “Galera em Movimento – Uma turma que agita a transformação social do Brasil (2007)”.
Apreciando Curtas – planos, iluminação e ângulos de filmagem
Apreciar e desconstruir de forma coletiva o curta focando na narrativa, iluminação, planos e ângulos.
Regente: Mariza Pinto
Cineasta, Professora de Artes Plásticas e Cênicas, com especialização em Linguagens da Arte. Atua no Núcleo Educom/SME-SP, no Coletivo Mosaico e no GT Arte e Cultura.
Imprensa Jovem: Oficina de criação de Agência Notícias na Escola
Como organizar o projeto na escola, atividades, cobertura jornalística, entrevista, uso de tecnologias
Regente: Carlos Lima
Professor, radialista, especialista em Educomunicação. Atualmente coordena o Núcleo Técnico de Currículo em Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação. Criador do Programa Imprensa Jovem é fellow do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ganhador do Prêmio Aprendizagem Criativa do MIT e Prêmio Aliança Global de Educação Midiática da Unesco.
Criação de vídeos sem edição – “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”
Oficina prática de criação de filmes curtos gravados sem cortes.No aulão vão ser debatidos os conceitos de plano de imagem e suas possibilidades técnicas e poéticas visando a prática de filmes curtos
Regente: Diogo Noventa
Cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.
Criação de Roteiro de séries e filmes para Youtube.
Aprendizado de diversas técnicas de criação de roteiro, para a criação de novas narrativas, onde a partir da combinação de técnicas e criatividade, ao final do aulão teremos uma forte base para a criação de um roteiro, para diversas mídias existentes hoje em dia ( filmes, curtas, séries, animação) .
Regente: André Noro dos Santos.
Educomunicador, Publicitário, Roteirista e Editor de Vídeo. Ministra aulas de Audiovisual na Prefeitura de São Paulo SME/SP.
Comunicação Não-Violenta (CNV): ideias para o convívio escolar
O aulão tem como objetivo propiciar reflexões acerca de conceitos de Comunicação Não-Violenta (CNV) que se aproximam da Educomunicação. O intuito central é o de estabelecer diálogos em torno desses campos de estudo e de práxis para aplicação no cotidiano escolar. Para isso, as atividades formativas serão realizadas de forma participativa e conjunta entre os/as participantes, com foco especial no potencial dessas epistemologias para a melhoria do convívio dos cidadãos e das cidadãs que convivem nas escolas municipais de São Paulo, compreendendo desde estudantes a profissionais e familiares.
Formador: Paola Prandini
Paola Prandini é Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista. Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da Witwatersrand University, na África do Sul. Formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 2009.
Quer criar games com o Scratch !?
Quer uma dica para iniciar a criação de games? Venha conhecer a linguagem usada no Scratch. Conheça a linguagem de programação usada no Scratch. Além de games você também pode criar histórias.
Formadora: Karla Isabel de Souza
Pedagoga, com mestrado e doutorado na área de educação e tecnologia. Pós doutorado em comunicação. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME/SP. Atuando na educação básica e no ensino superior com formação de professores.
Gosto musical do estudante: ideias para mediação do conhecimento
A ideia é discutir possíveis experiências educomunicativas, tendo em vista as músicas e os artistas que fazem parte do repertório dos estudantes. O ponto de partida são reflexões sobre nossa própria experiência com a música, considerando o processo de produção de sentidos.
Regentes:
Rogério Pelizzari
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP. Graduado em jornalismo e em publicidade e propaganda pela USJT. Desenvolve pesquisa sobre as práticas juvenis, sobretudo relacionadas às referências musicais de alunos da educação básica, e sua interação com o processo de ensino-aprendizagem.
Silene Lourenço
Graduada em História (Fundação Valeparaibana de Ensino). Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular. Longa experiência com formação de professores e assessoria de projetos de Educomunicação e Educomunicação Socioambiental. Sócia fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Membro do Coletivo de Educação Ambiental “Cenários do Paraíba”.
Descobertas e brincadeiras do olhar
Apresentação e demonstração de algumas ferramentas como câmera escura, pinhole, binóculos, óculos, lupa, caleidoscópio, diferentes lentes, periscópio, microscópio, entre outros acessórios que de forma divertida promovem o olhar e estimulam a fotografia.
Formador: Melina Resende
Educomunicadora formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), arte-educadora na Fábrica de Cultura e fotógrafa. Licenciada em Fotografia (Senac/SP) e especialista em arte-educação (CEUMA/USP).
Verifica aí: apurando e construindo informações
Como fazer para saber se uma informação que encontramos na internet e redes sociais é confiável e merece nossa atenção? Neste aulão, vamos aprender uma técnica para verificar a confiabilidade dos conteúdos que recebemos, além de explorar dicas de escrita nas redes sociais, praticando a construção de informação de forma objetiva e interessante.
Formador: Bruno Ferreira
Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação (ECA/USP), com licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio (IFSP). Atua como formador de professores e consultor em Educação Midiática e Digital.
Cineclube com estudantes – Reflexões sobre cineclube e o envolvimento de estudantes na curadoria
Cláudia Mogadouro
Mini-bio: Historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e sócia fundadora da ABPEducom. Formadora audiovisual de Professores da rede municipal de São Paulo do Núcleo de Educomunicação. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.
Rita de Cássia da Silva Leão
Mini-bio: Formadora da SME/EDUCOM. Professora de Ensino Superior e Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP. Participa do Coletivo Janela Aberta de Cinema & Educação.
Passo a passo para identificar Fake news
Como fazer para saber se uma informação que encontramos na internet e redes sociais é confiável e merece nossa atenção? Neste aulão, vamos aprender uma técnica para verificar a confiabilidade dos conteúdos que recebemos, além de explorar dicas de escrita nas redes sociais, praticando a construção de informação de forma objetiva e interessante.
Formador: Bruno Ferreira
Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação (ECA/USP), com licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio (IFSP). Atua como formador de professores e consultor em Educação Midiática e Digital.
Animaker: criação desenho animado on line
Apresentar elementos básicos de produção de roteiros ficcionais, na perspectiva de oferecer subsídios às professoras e professores para a criação de narrativas audiovisuais educativas e apresentar o site Animaker, como possibilidade de criação de desenho animado online.
Sinopse: Abordar possibilidades de produção audiovisual como prática educativa libertadora.
Formador: Jefferson Santos
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação – USP e seu trabalho de pesquisa aborda a “produção audiovisual em contexto de vulnerabilidade como prática educativa libertadora”. Atua como formador, artista orientador e desenvolve pesquisas na área de arte, educação e negritude.
Criar Animação Stop Motion com celular
Quem já assistiu a filmes como A Fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou As Aventuras de Shaun, o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações: o stop motion.
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.
O Aulão pretende introduzir o participante na arte do stop motion transmitindo os conhecimentos básicos da animação, para isso vamos usar o celular e aplicativo gratuito de animação.
Regente: Marta Russo
É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Crição de curta em formato Filme-minuto
Ideias, técnicas e edição para produção de filme-minuto inteiramente no celular com uso do aplicativo gratuito FilmoraGo.
08 de outubro das 10h às 12h
Regente: Marcos Yoshi
Diretor de cinema, pesquisador e educador de audiovisual e cinema..Formado em Audiovisual (ECA-USP), desenvolve doutorado em Cinema
Utilizando histórias de vida em sala de aula
A proposta é apresentar aos participantes o acervo do Museu da Pessoa, museu virtual e colaborativo de histórias de vida, assim como sua ferramenta de criação de coleções como um meio de preparação de conteúdos para uso em sala de aula. Serão apresentados exemplos práticos, sequências didáticas e o passo a passo para a criação de coleções temáticas a partir de fotos, vídeos e textos presentes no acervo do Museu.
Regentes: Lucas Lara
Bio: É formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre em História Social pela mesma instituição. É gestor cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. Possui experiência nas áreas de História Oral, Acervo Multimídia e Museologia, tendo atuado no Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga (Centro Cultural São Paulo) e no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Atualmente é Diretor de Museologia do Museu da Pessoa. Dedica-se a pesquisas em Gestão Cultural, História Oral, Museologia Social e Museus Virtuais.
Criação de vídeos sem edição – “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”
Oficina prática de criação de filmes curtos gravados sem cortes.No aulão vão ser debatidos os conceitos de plano de imagem e suas possibilidades técnicas e poéticas visando a prática de filmes curtos
Regente: Diogo Noventa
Cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.
Cinema na escola – exemplos, metodologias e possibilidades.
O aulão parte da análise de 03 filmes realizados por estudantes com o objetivo de fundamentar e contribuir com a prática de realização de filmes na escola dentro de processos educomunicativos. Na aula serão analisados o processo e metodologia de como os filmes foram criados e sua relação com aspectos de linguagem e estética dos filmes.
Formador: Diogo Noventa
Cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.
Comunicação Não-Violenta e Educomunicação
O aulão tem como objetivo propiciar reflexões acerca de conceitos de Comunicação Não-Violenta (CNV) que se aproximam da Educomunicação. O intuito central é o de estabelecer diálogos em torno desses campos de estudo e de práxis para aplicação no cotidiano escolar. Para isso, as atividades formativas serão realizadas de forma participativa e conjunta entre os/as participantes, com foco especial no potencial dessas epistemologias para a melhoria do convívio dos cidadãos e das cidadãs que convivem nas escolas municipais de São Paulo, compreendendo desde estudantes a profissionais e familiares.
Formador: Paola Prandini
Paola Prandini é Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista. Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da Witwatersrand University, na África do Sul. Formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 2009.
Como fazer transmissões ao vivo pelo youtube
A atividade apresenta as principais ferramentas do youtube para transmissões ao vivo, por celular ou por meio de PC´s e notebooks com câmeras.
Regente: Anderson Zotesso
Mini Bio: É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (Bolsista CAPES). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Professor convidado do laboratório de Rádio do Curso de Cultura e Meios de Comunicação – Lato Sensu PUC/ COGEAE/ SEPAC , entre outros cursos de curta duração (2007 a 2015); Agente Cultural Concursado da Prefeitura Municipal de Hortolândia; Formador credenciado pela Secr. Municipal de Educação de SP – Núcleo de Educomunicação (desde 2012) e Dramaturgo, ator e produtor no Gato Coletivo Artístico. Especializado em Ensino de Rádio, Teatro Popular e Produção Cultural.
A Fotografia na Educação Infantil – práticas e possibilidades
É possível estimular o olhar e a prática fotográfica entre as crianças pequenas da Educação Infantil?
A oficina vai mostrar atividades desenvolvidas com crianças de 4 a 6 anos que estimulam o olhar fotográfico, a leitura de imagens e práticas fotográficas.
Formadora: Ana Karla Muner
Bio: Especialista em Fotografia (Senac) e em Mídia, Informação e Cultura pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Tem formação em pedagogia, licenciatura e graduação em Artes Plásticas. É professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e atua na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação. Desenvolve trabalho autoral na área das artes, com foco na fotografia. (https://anakmuner.wixsite.com/akmuner)
Cinema Africano Contemporâneo em Língua Portuguesa
Reflexão e diálogo sobre filmes da atualidade, realizados por cineastas de países africanos de Língua Portuguesa.
Formador: Paola Diniz Prandini
Bio: Educomunicadora, Doutoranda em Ciências da Comunicação – ECA/USP e Co-fundadora da Afroeducação
Gamificação – Aprendizagem Criativa
Projetos, parcerias, paixão e pensar brincando os 4 P da
História da Gamificação na Educação e plataforma Genially (https://www.genial.ly/), o que é, como funciona, ensinar a fazer um Escape e lógica de pensamento e como colocar ele no Google Forms, para usar com os alunos.
Formadora: Christiane Martins
Bacharel em Administração em Marketing – Faculdade Taboão da Serra, Licenciatura Plena em Artes Visuais – Universidade Ítalo Brasileira, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho – Universidade Presbiteriana Mackenzie, atualmente sou Professora Orientadora de Educação Digital (POED) da EMEF Antônio Estanislau do Amaral, DRE Campo Limpo, implementando Cultura Maker, Robótica e Educação Midiática, amante da Tecnologia no Fundamental I e II e EJA.
Educomunicação Socioambiental no Ensino Integral
A Magia da Vida: exploração do universo vegetal, através de uma linguagem simples, acessível aos alunos de 06 a 14 anos. Faremos uma experiência, com registro em fotografia, para observar o efeito da fotossíntese e vivenciar a sua magia.
Clique para acessar a aula https://bit.ly/35ARS1k
Formador(as) Carmen Gattás
Doutora em Ciências da Comunicação ECA/USP; Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME/SP; Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE); participa do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, denominado BIOTA-FAPESP.
Histórias em Quadrinhos como proposta pedagógica
Informações introdutórias sobre HQs e Mangás.
A linguagem dos quadrinhos. Apresentação de recursos práticos/tecnológicos, para computador, telefone celular e resgate do traço do desenho perdido no processo da escolarização. Relato de experiência do projeto de produção da HQ “Jovenilda Confinada”- EMEF Joaquim Osório Duque Estrada em parceria com o prof. Marcos Moreira.
Formador: Carlos Antonio Teixeira
Pedagogo. Pós-doutorando ECA-USP, Especialista em Estudos Brasileiros, Cultura e Divulgação Científica
Leitura da Imagem
O que vejo? O que sinto? O que sei? O que penso?
A partir dessas questões norteadoras, vamos exercitar o olhar crítico para elementos objetivos (denotativos) e subjetivos (conotativos) presentes de forma complementar em imagens publicitárias e jornalísticas, e refletir sobre a possível existência de uma semântica e de uma sintaxe próprias do universo imagético.
Formadores
Silene Lourenço
Graduada em História (Fundação Valeparaibana de Ensino). Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Doutorado incompleto em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP). Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e superior da Rede Pública e Particular. Longa experiência com formação de professores e assessoria de projetos de Educomunicação e Educomunicação Socioambiental. Sócia fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Rogério Pelizzari
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP. Graduado em jornalismo e em publicidade e propaganda pela USJT. É coordenador de mídias digitais, professor universitário e formador do Núcleo de Educom/SME. Desenvolve pesquisa sobre as práticas juvenis, sobretudo relacionadas às referências musicais de alunos da educação básica, e sua interação com o processo de ensino-aprendizagem.
Criação de Minicontos
Formadora: Eliane Pereira da Silva
Formada em letras pela USP, pedagoga, professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de São Paulo desde 2010.
Tópicos: informações sobre o projeto de produção de minicontos desenvolvido na pandemia, em aulas no Meet, com alunos do fundamental 2, 9º ano. A integração da escrita curta e dinâmica dos minicontos com a fotografia.
Videoperformance – Territórios do Corpo, Cultura e Memória
O corpo na cultura, nossa primeira mídia (o teatro, a dança e os saraus de poesia na cultura tradicional e na cultura da quebrada).
A performance e a Videoperformance (práticas do corpo e da mente)
Antropologia Cultural, costumes e saberes de todos nós.
Pertencimentos
Territórios e Memória, o que nos liga e o que nos diferencia. A prática de guardar memórias em vídeo (Registros ou Arte)
As tecnologias a favor da humanização (registros e trocas para o futuro de todos)
Formadores
Anderson Zotesso, Eliana D’Alessandro, Mauricio Virgulino e Melina Resende.
Formadores credenciados do Núcleo de Educomunicação da SME SP.
Apreciando Curtas
Desconstruindo o curta e Intencionalidade dos planos
Formadora: Mariza Pinto
Mini-bio: Cineasta, Professora de Artes Plásticas e Cênicas, com
especialização em Linguagens da Arte. Atua no Núcleo Educom/SME-SP, no Coletivo Mosaico e no GT Arte e Cultura.
Criação de filmes de 01 plano
Poética e narrativa constituição do plano e experimentar suas possibilidades
Objetivo: Colaborar com a compreensão da unidade mínima de um filme: um plano de imagem. Assim como uma poetisa tem como unidade mínima da poesia uma palavra, vamos investigar as possibilidades poéticas e narrativas de nossa matéria prima básica.
Sinopse: a aula vai falar sobre a constituição do plano e experimentar suas possibilidades a partir de exercícios.
Formador: Diogo Noventa
Cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.
Jornalismo na educação
Procedimentos jornalísticos nas metodologias ativas de ensino, com o intuito de promover a aprendizagem investigativa.
Sinopse: a aula vai abordar os procedimentos jornalísticos, experiências e práticas jornalísticas possíveis no âmbito da educação, seus objetivos e competências desenvolvidas.
Formador: Bruno Ferreira
Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP. Possui licenciatura em Comunicação para Educação Profissional de Nível Médio pelo IFSP. É formador de professores em Educomunicação e consultor de Educação Digital, Tecnológica e de Ensino Híbrido de diferentes redes de ensino.
Criação de Filme-minuto
Concepção e realização de vídeos curtos produzidos inteiramente no celular.
Formador: Marcos Yoshi
Marcos Yoshi é diretor de cinema, pesquisador e educador.
Formado em Audiovisual (ECA-USP), desenvolve doutorado em Cinema na mesma Universidade.
Direitos autorais
REA – Recursos Educacionais Abertos, pesquisa de recurso audiovisuais e repositórios de conteúdos. Onde encontro vídeos, imagens, músicas para usar nos meus trabalhos
Formadora: Karla Isabel de Souza
Pedagoga, com mestrado e doutorado na área de educação e tecnologia. Pós doutorado em comunicação. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME/SP. Atuando na educação básica e no ensino superior com formação de professores.
Gamificação: uma metodologia ativa para enriquecer as suas aulas
Planejamento, organização e montagem de uma aula gamificada para todas as áreas do conhecimento.
Formador: Fernanda Depizzol
Graduação em pedagogia (2000), graduação em Matemática (1998), graduação em Física (2008) e mestrado em educação, Administração e Comunicação (2005), especialização lato sensu em Saberes e Práticas da Física, Neurociência, Educação Especial com Ênfase em Altas Habilidades/Superdotação e em Ciência e Tecnologia. Professora desde 1996 e atualmente formadora de professores/assistente técnico de educação i na Diretoria Regional de Educação Penha da Prefeitura da cidade de São Paulo, atuando nas frentes de Tecnologias para Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho Colaborativo Autoral e Matemática. Tem experiência na área de pedagogia, matemática, física e educação de jovens e adultos. Habilidade em planejamento, execução e avaliação de projetos interdisciplinares e em formação de docentes. Autora do livro Isaac Newton: Uma História (Editora Somadi) e de artigos científicos na área da educação.
Cineclube na escola
Por que montar cineclube com estudantes?
Reflexões sobre cineclube e sua montagem.
Formadora: Rita de Cássia da Silva Leão
Formadora da SME/EDUCOM. Professora de Ensino Superior e Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP. Participante do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.
Ensino híbrido: do conceito à prática
Modelos de sala de aula, metodologias, ambientes remotos e avaliação da aprendizagem.
Formadora: Elisiane Alves de Oliveira
Minibio: Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP, mestre em Ciências – Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH-USP), graduada em Letras (UNIVAP), Especializada em Tópicos de Ensino da LI (UNITAU) e professora no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Jornal Mural – Ressignificando no espaço escolar
Investigação interativa dos saberes escolares em relação ao uso do jornal mural como estratégia de comunicação com o público escolar;
Os princípios da construção de um jornal mural educomunicativo e a importância da linguagem visual;
O uso de tecnologias digitais no compartilhamento das produções;
Roda de experiências.
Formador: Alda Ribeiro Martins
Formada em Letras – Língua Portuguesa, Graduação em Comunicação Social e Pedagogia, com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP. Formadora no Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação (SME) (2010-2012 / 2016 -2019)). Foi articuladora do Projeto Educom.radio (2000 a 2003), tutora, coordenadora de tutoria e orientadora de TCC no E-Proinfo – Mídias na Educação (2006 a 2012), coordenados pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE/USP). Tem experiência em formação de professores; presencialmente e a distância, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais.
Isabel Pereira dos Santos
Doutora e Mestra pela Universidade de São Paulo. Envolvida em pesquisas e projetos relacionados à Educação a Distância, Tecnologia educacional e Formação de Professores. Participei de projetos e cursos com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação de São Paulo. Fui tutora, coordenadora de tutoria e orientadora de TCC no Mídias na Educação. Desde de 2011 integro a equipe de educomunicadores do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e faço parte dos grupos de pesquisa: Cibernética Pedagógica e do Epistemologia da Educomunicação na ECA/USP.
Maria Salete P. Soares
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, graduada e licenciada em Letras-Português pela FFLCH/USP e bacharel em Comunicação Social pela FAAP. Foi conteudista e professora da pós-graduação no SENAC/SP no curso Tecnologias na Aprendizagem, orientadora on-line da Especialização do programa Mídias na Educação do MEC. Atuou nos projetos de uso de tecnologias e mídias digitais na docência do Núcleo de Educomunicação NCE/USP. (projetos Educom.Tv e Mídias na Educação). Trabalha com a formação de professores em Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 2009, produzindo conteúdo e atuando como formadora, presencial e on-line. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e participa do grupo de Epistemologia da Educomunicação do CnPQ.
Fotografia com celular
O encontro abordará alguns dos componentes das câmeras fotográficas de celulares como sensores, lentes, megapixels e aplicativos de edição, pensando no trabalho com as câmeras fotográficas de celulares no contexto pedagógico das escolas.
Formador(as): Melina Resende e Michele Marques Pereira
Melina Resende
Educomunicadora formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), arte-educadora na Fábrica de Cultura e na realização da oficina Foto&Grafia que desenvolveu com jovens em áreas de vulnerabilidade (2011/17) e fotógrafa. Licenciada em Fotografia (Senac/SP) e especialista em arte-educação (CEUMA/USP)
Michele Marques Pereira
Educomunicadora, pesquisadora e formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP). Mestranda em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP.
Animação Stop motion com celular
Como criar uma animação stop motion com o celular usando aplicativo gratuito!
Formadora: Marta Russo
Formada em Artes Visuais e Pós graduada em Educomunicação ECA/USP. Formadora da Secretaria Municipal de Educação- EDUCOM. Trabalha no Museu da Imagem e do Som no Programa Pontos MIS coordenando oficinas de Stop motion.
Memes e Educomunicação: a zoeira na internet como recurso pedagógico
Conteúdos: O objetivo é estudar as potencialidades dos memes como recurso pedagógico. A formação mostrará como a “zoeira” na internet , correntes de Whatsapp, montagens, GIF’s e outras formas de produção “memeal” podem se tornar ferramentas de criatividade e inovação para o desenvolvimento das aulas. Com exercícios práticos e teóricos, a proposta é elaborar uma abordagem educomunicativa para os memes.
Bio:
Jornalista formado pela UNESP, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O trabalho “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a zoeira de estudantes nas redes sociais” rendeu-lhe a indicação como melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017 e o prêmio “Francisco Morel” de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2018 (Intercom). Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Educação e cibercultura. Integra o grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM/ECA-USP) e, atualmente, atua como Grant Manager do projeto “Construindo Gerações Futuras” da Porticus.
Cinco passos para fazer podcast na escola
ODS e Matriz de Saberes Nas Ondas do Rádio
Tópicos: Roteiro, captação, edição e distribuição de conteúdo sonoro sustentável.
Formadoras: Eveline Araujo e Janaína Gallo
Eveline Araujo
Jornalista, Educomunicadora, Mestre em Antropologia Social, Doutora em Saúde Pública (USP) e Doutoranda em Comunicação (PPGCOM-UFPR).
Janaína Gallo
Advogada, Educomunicadora pela ECA-USP, e mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP .
Entender de cinema: um bicho de 7 cabeças?
Dicas para a construção de uma cultura cinematográfica, até para quem pensa que nada entende de cinema
Formadora: Cláudia Mogadouro
Historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e sócia fundadora da ABPEducom. Formadora audiovisual de Professores da rede municipal de São Paulo do Núcleo de Educomunicação. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.
Desafio Criativos da Escola: uma jornada de missões pelo protagonismo estudantil
Elaboração de projetos transformadores e ferramentas de mobilização / valorização do protagonismo de crianças e adolescentes
Formador: Gabriel Maia Salgado
Graduado em jornalismo pela Unesp e especialista em sociologia pela FESPSP, Gabriel é coordenador do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que integra o movimento global Design for Change e atua no reconhecimento, valorização e divulgação de iniciativas transformadores realizadas por estudantes de todo o país.
Em sua trajetória, Gabriel tem experiência na área de Direitos Humanos, principalmente, na construção de políticas públicas na área de educação e participação infanto-juvenil.
Algoritmo, música e a sala de aula
O objetivo é refletir sobre os algoritmos, seus impactos nas referências musicais dos alunos e discutir sobre sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. A partir das novas formas de ouvir música, marcadas pelas tecnologias digitais, discutiremos sobre as canções e artistas favoritos dos alunos e suas manifestações no contexto escolar. Serão apresentadas sugestões para a identificação do gosto e das preferências dos estudantes, além de exemplos de sua incorporação no processo de ensino-aprendizagem.
Formador(a)s:
Rogério Pelizzari
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP. Graduado em jornalismo e em publicidade e propaganda pela USJT. É coordenador de mídias digitais, professor universitário e formador do Núcleo de Educom/SME. Desenvolve pesquisa sobre as práticas juvenis, sobretudo relacionadas às referências musicais de alunos da educação básica, e sua interação com o processo de ensino-aprendizagem.
Silene Lourenço
Graduada em História (Fundação Valeparaibana de Ensino). Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Doutorado incompleto em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP). Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular. Longa experiência com formação de professores e assessoria de projetos de Educomunicação e Educomunicação Socioambiental. Sócia fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
A experiência do Museu do Isolamento da Wanny
O objetivo da apresentação é expor o processo de construção do projeto do Museu Online do Isolamento da Wanny, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanny Salgado Rocha durante os anos de 2020 e 2021. Desde a sua concepção, idealizada a partir do Museu da Pessoa de São Paulo, até sua concretização em site, reunindo trabalhos de vários ciclos e anos, compondo um museu construído pelos educandos, que aborda as suas experiências no período da pandemia.
Formador: Douglas Maris Antunes Coelho
Bio: Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pós-Graduado em Tecnologias na Aprendizagem no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Direitos autorais: onde encontro vídeos, imagens, músicas para usar nos meus trabalhos
Tópicos: REA – Recursos Educacionais Abertos, pesquisa de recurso audiovisuais e repositórios de conteúdos
Dia: 31/05
Horário: 18h às 19h
Formadora: Karla Isabel de Souza
Mini bio: Pedagoga, com mestrado e doutorado na área de educação e tecnologia. Pós doutorado em comunicação. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME/SP. Atuando na educação básica e no ensino superior com formação de professores.
Produção de Filme-minuto
Tópicos em 2 duas linhas: Concepção e realização de vídeos de 1 minuto produzidos inteiramente no celular.
Dia: 25/05
Horário: 10hrs
Formador(a)s: Marcos Yoshi
Mini bio (2 linhas): Marcos Yoshi é diretor de cinema, pesquisador e educador. Formado em Audiovisual (ECA-USP), desenvolve doutorado em Cinema na mesma Universidade.
Viagens e aprendizado: o mochilão como instrumento pedagógico para a vida
As viagens exigem do viajante planejamento, tomadas de decisão, controle de gastos… entre outras tantas ferramentas úteis no dia a dia
Diogo Lopes de Oliveira
Professor do Curso de Educomunicação da UFCG e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Viajante com 51 países visitados nos cinco continentes e consciente de este não é o momento de viajar
Vídeos Performáticos
Tópicos
Abordaremos a Confecção de Videoperformances, a interdisciplinaridade no vídeo, o uso do celular na sala de aula, o protagonismo do estudante, a Arte como facilitador do processo ensino aprendizagem.
Formadora É Formadora Credenciada do Núcleo de Educomunição da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Histórias em Quadrinhos como proposta pedagógica.
Tópicos: Informações introdutórias sobre HQs e Mangás. A linguagem dos quadrinhos. Apresentação de recursos práticos/tecnológicos, para computador e telefone celular. Relato de experiência do projeto de produção da HQ “Jovenilda Confinada” na EMEF Joaquim Osório Duque Estrada.
Formador: Carlos Antonio Teixeira
Bio: Pedagogo. Pós-doutorando ECA-USP, Especialista em Estudos Brasileiros, Cultura e Divulgação Cientifica
Como criar uma animação stop motion com o celular usando aplicativo gratuito !
Formadora: Marta Russo
Minibio: Formada em artes Visuais e Pós graduada em Educomunicação ECA/USP. Formadora da Secretaria Municipal de Educação- EDUCOM. Trabalha no Museu da Imagem e do Som no Programa Pontos Mis coordenando oficinas de Stop motion.
Tópicos em 2 duas linhas: Discutir as possibilidades do cinema dialogar com o currículo, sendo um instrumento para desenvolver a leitura crítica do audiovisual
Formadora: Cláudia Mogadouro
Mini bio: Historiadora, especialista, mestre e doutora pela ECA-USP.
Formadora audiovisual de professores do Núcleo de Educomunicação – SME-SP
Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação
Tópicos: A implantação da Lei 13.006/2014 referente à exibição de filmes brasileiros nas escolas; Reflexões audiovisuais sobre realidades sociais sob a perspectiva feminina.
Formadora: Rita de Cássia da Silva Leão
Mini-bio: Formadora da SME/EDUCOM. Professora de Ensino Superior e Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP. Participa do Coletivo Janela Aberta de Cinema & Educação.
Educomunicação Socioambiental No Contexto Escolar: Reflexos e possibilidades de uma educação para a sustentabilidade.
Tópicos: Potencialidades e embaraços encontrados no âmbito escolar para o desenvolvimento da Educomunicação Socioambiental.
Formadora: Carmen Gattás
Mini-bio: Doutora em Ciências da Comunicação ECA/USP; Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME/SP; Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE); participa do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, denominado BIOTA-FAPESP.
Tópicos: A luz é a matéria prima para realização da fotografia, abordaremos as características visuais e princípios técnicos envolvidos.
Formadores: Maurício Virgulino e Melina Resende
Mini bio:
Maurício Virgulino é educomunicador, arte/educador e fotógrafo. Doutorando em Artes (PPGAV/ECA/USP), Licenciado em Educomunicação (ECA / USP), Especialista em Mídias na Educação, Bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV (USJT). Formador de Professores pelo Núcleo de Educomunicação da SME/SP e de Profissionais da Saúde no projeto Educom.Saúde da SES/SP. Colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).
Melina Resende é educomunicadora formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), arte-educadora na Fábrica de Cultura e na realização da oficina Foto&Grafia que desenvolveu com jovens em áreas de vulnerabilidade (2011/17) e fotógrafa. Licenciada em Fotografia (Senac/SP) e especialista em arte-educação (CEUMA/USP)
Memes na internet: Educomunicação e a “zoeira” na internet como possibilidades pedagógicas
Tópicos: Montagens, paródias, GIFs e memes do Whatsapp, Instagram e Facebook como recurso pedagógico
Formador: Douglas Calixto
Mini-bio: Jornalista formado pela UNESP, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O trabalho “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a zoeira de estudantes nas redes sociais” rendeu-lhe a indicação como melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017 e o prêmio “Francisco Morel” de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2018 (Intercom). Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Educação e cibercultura.
Linguagem: Audiovisual
Objetivo: Possibilitar a experiência como ferramenta de educação. Estimular o desenvolvimento do pensamento, crítico, refletindo sobre a linguagem do audiovisual, isto é, enquadramento, planos, iluminação e narrativas.
Sinopse: Encontros reflexivos com ênfase nos debates de linguagem e narrativa audiovisual.
Duração: 1h
Marilza Almeida Pinto
Cineasta e Professora licenciada em artes plásticas e cênicas, com especialização em Linguagens da Arte.
Linguagem: Audiovisual
Sinopse: A proposta desta aula é propiciar um diálogo sobre filmes contemporâneos dos países de Língua Portuguesa realizados no continente africano.
Duração: 1h30
Paola Prandini
Educomunicadora e formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), doutoranda em Ciências da Comunicação (ECA-USP), pesquisadora-visitante da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e da Witwatersrand University (África do Sul).
Linguagem: Cinema – Audiovisual
Objetivo: Orientar professoras/es sobre a curadoria de filmes para crianças e adolescentes
Sinopse: É comum que educadoras/es tenham dúvidas sobre a pertinência dos filmes a serem exibidos na escola. O aulão dará orientações sobre a classificação indicativa de filmes e como fazer uma curadoria adequada
Cláudia Mogadouro
Mestre e Doutora pela ECA-USP, formadora audiovisual de professores do núcleo de Educomunicação da SME-SP, Membro do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação
Linguagem ou assunto: Design Thinking
Objetivo: Potencializar o trabalho pedagógico para o desenvolvimento de projetos
Sinopse: Técnicas básicas do Design Thinking
2 horas
Carina Jakitas
Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Linguagem: Desinformação e fake news
Objetivo: Discutir e propor iniciativas, no âmbito escolar, de combate à disseminação de informações falsas sobre a pandemia de COVID-19, classificada pela OMS como “infodemia massiva”.
Sinopse: A ideia é recuperar o tema das fake news amplamente tratado nos últimos anos, a partir da perspectiva da desinfodemia. Discutiremos conceitos e exemplos de fake news relacionados à pandemia de coronavírus, assim como apresentaremos propostas para identificá-las e combatê-las que foram recomendas pela própria UNESCO, como a checagem, além do acesso, da produção e veiculação de conteúdos de caráter educativo/informativo.
Formador(a)s: Silene Lourenço e Rogério Pelizzari
Linguagem: Fotografia
Objetivo: A proposta desta aula é dialogar sobre o modelo produção fotográfica a partir de uma narrativa documental.
Sinopse: Este aulão falará da fotografia como documento e meio de construção de narrativas, abordando aspectos temas, roteiro e produção.
Mauricio Virgulino Silva Educomunicador, arte/educador e fotógrafo. formador do Núcleo de Educomunicação (SME-SP). Doutorando em Artes pela ECA/USP. Doutorando Visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Licenciado em Educomunicação (ECA / USP), Especialista em Mídias na Educação (UFPE).
Michele Marques Pereira Educomunicadora, pesquisadora e formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP). Mestranda em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP. Formada em Documentário e Produção Executiva para Cinema e Televisão pela Academia Internacional de Cinema, em Produção Audiovisual Infantil de Qualidade pelo ComKids e em Fotografia. Diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom.
Michele Marques Pereira Educomunicadora, pesquisadora e formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP). Mestranda em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP.
Linguagem: Rádio
Objetivo: Apresentar acervos de música e efeitos sonoros para produção de vinhetas sonoras. Demonstrar como utilizar de modo criativo os recursos do editor de áudio Audacity e mixar faixas. Como inserir e exportar os arquivos.
Sinopse: Abordar possibilidades de produção sonora em contextos de vulnerabilidade na pandemia.
1h30 horas
Eveline Stella de Araujo
Doutora em Saúde Pública (USP), Me. em Antropologia (UFPR), Jornalista. Premiada no Intercom (2020) e Prêmio Sangue Novo no Jornalismo (2019). Educomunicadora da SME-SP. Diretora do Cine Tornado Festival.
Linguagem ou assunto: Educação
Sinopse: A proposta desta aula é propiciar um diálogo acerca dos princípios educacionais que fundamentam a atual prática híbrida de ensino e aprendizagem, e refletir sobre o uso de tecnologias que permitem o trabalho colaborativo.
Duração: 1h30
Elisiane Alves de Oliveira
Educomunicadora e formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), mestre em Ciências – Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH-USP), graduada em Letras e professora no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Linguagem: Desinformação e Fakenews
Objetivo: Conhecer estratégia de verificação da confiabilidade de informações que circulam nas redes sociais.
Sinopse: Nesta atividade, vamos conhecer e exercitar uma técnica para checar a confiabilidade de informações que recebemos nas redes sociais e por grupos de aplicativos de mensagens
Bruno Ferreira
Jornalista e professor, especialista em Educomunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.
Linguagem: História em Quadrinhos
Objetivo: Apresentar recursos e técnicas para produção coletiva de HQ nas aulas
Sinopse: Princípios básico de produção de histórias em quadrinhos: Argumento, Roteiro, Desenhos
Marcos Moreira: Prof. Língua Português coordenador do projeto “Jovenilda Confinada”, projeto de produção de histórias em quadrinhos na escola/sala de aula na EMEF Joaquim Osório Duque Estrada (JODE)
Carlos A. Teixeira: Pedagogo, Mestre e Doutor em Ciências, Pós-doutor Observatório de Histórias em Quadrinhos ECA-USP
Linguagem ou assunto : Educação midiática
Objetivo: Despertar o olhar crítico e a sensibilidade dos participantes frente às imagens midiáticas.
Sinopse: O que entendemos por leitura? Como podemos ler uma imagem? A partir dessas problematizações, reconhecer uma possível semântica do mundo imagético por meio de peças publicitárias e do fotojornalismo e, dessa forma, estimular a leitura crítica de imagens de forma didática no contexto da sala de aula.
Formadores: Silene Lourenço e Rogério Pelizzari
Silene Lourenço
Graduada em História, Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado. Estudiosa da Educomunicação.
Linguagem: Paisagens ambientais
Objetivo: Observação das mudanças na paisagem ambiental do nosso entorno após a Pândemia.
Sinopse: Neste Aulão, pretendemos recuperar imagens, de um território, antes da Pândemia, comparando com imagens do mesmo território após a Pândemia. Vamos exercitar uma técnica para observar as mudanças ocorridas no território.
Carmen Gattás
Filósofa, professora e doutora em Ciências da Comunicação. Formadora de Professores em Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação- SME/SP.
Linguagem: Audiovisual
Objetivo: Promover a reflexão critica sobre a produção audiovisual
Sinopse: Discussão sobre vunerabilidade e o papel do audiovisual quando na abordagem da pandemia
1h30
Jefferson Santos
Cineasta, Educador e Mestre em Educação pela USP
Linguagem: Audiovisual
Objetivo: Explore as potencialidades dos celulares smartphone para filmar e editar com o aplicativo gratuito FilmoraGo.
Sinopse: Tutorial completo do aplicativo de vídeo FilmoraGo (iOS e Android), com apresentação de conceitos básicos de edição.
Marcos Yoshi
Diretor de cinema, pesquisador e educador de audiovisual e cinema.
Formado em Audiovisual (ECA-USP), desenvolve doutorado em Cinema na mesma Universidade.
André Noro dos Santos
Professor / Educomunicador, Publicitário, Roteirista e Editor de Vídeo. Ministra aulas de Audiovisual na Prefeitura de São Paulo SME/SP.
Linguagem : Redes Sociais
Objetivo
Aprender a postar e a divulgar vídeos nas principais redes sociais ( Youtube, Instagram e Facebook ), e como deixar essas redes sociais mais organizadas e chamativas para algum público em específico. Por exemplo, criar conteúdos voltados a educação, música, jogos, ciência, comédia, animação, quadrinhos, artes e entreterimento em geral.
Sinopse: Nesse Aulão, aprenderemos dicas de como utilizar técnicas e ferramentas de cada uma das principais redes sociais, para que sua rede social fique mais agradável, harmoniosa e que siga um certo padrão de estilos, cores, escrita e organização, visualmente falando.
André Noro dos Santos
Professor / Educomunicador, Publicitário, Roteirista e Editor de Vídeo. Ministra aulas de Audiovisual na Prefeitura de São Paulo SME/SP.
Linguagem: Stop Motion
Objetivo: Apresentar a técnica de animação stop motion como forma de expressão artística, comunicação e ludicidade.
Sinopse: Você vai aprender como fazer animações incríveis usando o celular e aplicativo gratuito de stop motion e conhecer alguns principios básicos de aninação.
Marta Russo
Formada em Artes Visuais e pós graduada em Educomunicação ECA/ USP.
Linguagem: Técnicas de comunicação
Objetivo: Orientar professores na produção de slides e apresentações para aulas virtuais
Sinopse: Em ambientes de aulas virtuais, é importante utilizar diversos recursos para captar ao máximo a atenção dos alunos e reforçar a aprendizagem do conteúdo. Nesse sentido, recursos com Power Point, Canva, entre outros, são de grande utilidade quando elaborados a partir de técnicas de comunicação escrita e visual adequadas.
Camila Escudero
Jornalista e professora doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)