Notícias

Educom é apresentada para educadores de todo país

Núcleo de Educomunicação da SME participa de Seminário Internacional de Educação Integral

Publicado em: 19/12/2017 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_ed_integral_educ_740_x_430.jpg

Nos dias 12 e 13 dezembro, aconteceu no SESC Pompéia o 3º Seminário Internacional de Educação Integral. O evento discutiu a Educação Integral nas escolas brasileiras e apresentou iniciativas inovadoras de educadores, ativistas e organizações.

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo apresentou suas iniciativas na mesa “Desafios na formação de educadores para a implementação de tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino/aprendizagem”. Carlos Lima, Coordenador do Núcleo Educom, destacou a importância da formação continuada de professores para consolidar a Educomunicação no Currículo e a promoção da Educação Integral. Nesse sentido, apresentou aos participantes da mesa como o Núcleo de Educomunicação desenvolve a formação dos professores, que inclui além da abordagem das linguagens da comunicação e das propostas pedagógicas com a Educomunicação, a prática das tecnologias digitais.

No evento, foram desenvolvidas práticas educomunicativas com Rádio e Vídeo. Foi montado um mini-estúdio na sala de aula com equipamentos digitais de baixo custo, muitos deles presentes na maioria das escolas. Foi demonstrado o uso do celular como recurso para produção de videorreportagem. “As demonstrações foram realizadas para mostrar que toda escola pode usar tecnologias acessíveis para produzir conhecimento, desde que o profissional da educação tenha passado por formação e conte com o apoio dos estudantes”, conclui Carlos Lima.

Educom – Como uma politica pública de Educação, o Educom está presente nas escolas municipais desde 2001. O êxito da iniciativa, intitulada Educom.Rádio, possibilitou a criação da Lei Educom – Programa Nas Ondas do Rádio, que nos últimos anos tem sido consolidada como área do Currículo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300