Notícias

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Evento conta com a parceria da Unesco e Fórmula E, que está em São Paulo neste mês

Publicado em: 04/12/2024 17h27 | Atualizado em: 05/12/2024
Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Cerca de 150 educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo apresentaram um projeto de intervenção social relacionado à sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas na comunidade escolar no CEU Aricanduva, nesta quarta-feira (4). O evento faz parte da Semana da Sustentabilidade, que organizou rodas de conversas e vivências nos CEUs Parque Veredas, Quinta do Sol, Vila Atlântica e Aricanduva, e levará os estudantes para os treinos da Fórmula E.

Os participantes são aqueles que se destacaram na proposta formativa “Imprensa Jovem: Estudantes Mediadores dos ODS”. O curso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para promover a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas com educadores e educandos por meio de um processo formativo.  Foi realizado entre os dias 7 de outubro e 29 de setembro e contou com 200 vagas para os educadores da rede. 

A partir do conteúdo apresentado, os educadores, em conjunto com os estudantes do Programa Imprensa Jovem de suas respectivas escolas, deveriam elaborar um projeto de intervenção social com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas na comunidade escolar. Cerca de 60 trabalhos foram realizados pelos educadores e as 10 propostas mais inovadores e criativas foram selecionadas para apresentar o projeto para os demais educadores e representantes da Universidade de São Paulo (USP), Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Unesco e Fórmula E, que está em São Paulo neste mês para o São Paulo E-Prix 2024 e apoia a iniciativa. 

As escolas produziram um vídeo de aproximadamente 2 minutos que foi apresentado em um evento no CEU Aricanduva, nesta quarta-feira (4). Os conteúdos estão disponíveis no canal do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, neste link

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, a ação simboliza o compromisso da educação paulistana com uma educação pautada na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “É uma iniciativa que segue os princípios do Currículo da Cidade de mobilizar e potencializar experiências educativas focadas na construção de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada”, apontou. 

A parceria com a Fórmula E ainda vai contar com uma oportunidade das escolas selecionadas acompanharem de perto os treinos da corrida São Paulo E-Prix 2024, realizada no Sambódromo do Anhembi na próxima sexta-feira (6). A parceria se deve à temática de sustentabilidade ser um dos pilares da Unesco e também da Fórmula E, que é a primeira competição global de automobilismo com a marca de zero emissão de carbono. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de quatro pessoas no palco. Uma mulher coloca medalha no pescoço de um rapaz.

DRE São Miguel homenageia destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em: 26/10/2022 4h44 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Crianças sentada à mesa fazendo sua refeição. Em primeiro plano, uma menina coloca a colher na boca, em sua frente está o prato com arroz, feijão, beterraba e outros legumes.
Menina jogando xadrez. Ela olha concentrada para o tabuleiro.

SME realiza XXVI Final de Xadrez Individual

Publicado em: 25/10/2022 11h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo laranja e a #FakeNewsTôFora. Seis figuras de estudantes com camiseta laranja.

Programa Imprensa Jovem realiza campanha sobre fake news

Publicado em: 24/10/2022 4h52 - em Educomunicação

Imagem da tela de um computador com nove retângulos com pessoas diferentes em cada um deles em uma reunião virtual.

Projeto “Sou adolescente, e agora?” propõe roda de conversa com estudantes sobre empoderamento

Publicado em: 24/10/2022 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 200 201 202 203 204 1.493