5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Competição interescolar de poesias contou com a participação de estudantes das Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Publicado em: 23/11/2022 15h08 | Atualizado em: 23/11/2022

Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo AmaroEstudantes, professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação se reuniram para prestigiar a 5º edição do Slam Nossa Voz, que após duas edições realizadas de maneira online, em detrimento da pandemia da Covid-19, voltou a acontecer presencialmente, no dia 10 de novembro. O evento que desde 2018 é realizado de maneira ininterrupta, já virou uma tradição entre discentes e docentes das escolas.

O Slam Nossa Voz se caracteriza por ser uma competição entre estudantes do Ensino Fundamental – anos finais, na qual os poemas autorais de cada um dos participantes recebe notas de 0 a 10, em três rodadas. Dos 13 “slammers” que buscam a vitória (um estudante de cada escola inscrita), seguem apenas oito para a segunda fase e cinco para a grande final, momento em que é definido o vencedor. Para a classificação dos poetas, cinco jurados são responsáveis por dar as notas aos competidores, sendo excluída a maior e a menor nota dada à poesia, na rodada vigente.

Na edição deste ano, diversos temas  extremamente necessários de serem discutidos foram retratados pelos poemas dos jovens. Machismo, feminicídio, preconceito, racismo, agressão familiar e xenofobia foram alguns dos aspectos abordados pelos estudantes durante cada declamação. Neste aspecto, o Slam Nossa Voz se torna um espaço democrático e de protagonismo estudantil.

Mesmo após a votação dos jurados ao final da última rodada, dois estudantes ficaram empatados em suas notas máximas e o vencedor foi escolhido pelo júri presente com o seguinte resultado:

• 1º lugar: Evelyn Halana Lima de Andrade – EMEF SYLVIO HECK, ALM
  • 2º lugar: Marcelly Cristina do Nascimento Souza – EMEF MANOEL CARLOS DE FIGUEIREDO FERRAZ, DES.
  • 3º lugar: Jullya Gabriela de Souza Ottwajen Cerqueira – EMEF ANTONIO CARLOS ABREU SODRÉ, DR.
  • 4° lugar:  Sara Midoni de Sena Baba – EMEF ELZA MAIA COSTA FREIRE, PROFª.
  • 5° lugar: Caroline Samira de Sá – EMEF LAERTE RAMOS DE CARVALHO.

O evento comemorativo dos cinco anos do Slam Nossa Voz, teve um amplo domínio das mulheres nas primeiras colocações, o que evidencia o enorme potencial feminino no âmbito escolar e artístico. Evelyn Halana, a grande vencedora, bem como todos os competidores, foram capazes de demonstrar ao público toda a profundidade de seus poemas, através da presença de palco e alcance de sua voz.

Para a realização deste evento, há a comissão do Slam Nossa Voz composta pelos educadores: Claudia Gonçalves (Divisão Pedagógica – DRE Santo Amaro), Carla Carvalho (DJ Carlu), Roberto Bezerra dos Santos (Professor Betinho), João Henrique Oliveira da Silva, Marta Regina Rocha, Silvia Aparecida de Lima, Deise Tadeu Rodrigues, Marlei Luciane Bernun e Paloma de Andrade Silva. Além dos jurados: Professor Edmilson, Marilene Gerônimo, Evinha Eugênia, Matheus Penna e Juliano Aris.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação