SME lança documento que fortalece práticas de educação antirracista no currículo das escolas municipais de SP

Publicação fornece subsidio para implementação de lei; lançamento será na Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Publicado em: 19/11/2022 13h00 | Atualizado em: 18/11/2022
Fragmento da capa das Orientações Curriculares Povos Afro Brasileiros

A Secretaria Municipal de Educação lança neste sábado (19) um documento específico que passa a compor o currículo da cidade e fortalece as práticas de educação antirracista já adotadas pelas escolas da Rede Municipal. O lançamento ocorre às 17h, no estande da SME, na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O documento “Orientações Pedagógicas: povos afro-brasileiros” complementa a tríade de outras publicações já disponíveis que trata dos povos indígenas e dos povos migrantes. Essas populações estão no foco dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), da SME.

A elaboração do documento foi realizada com participação de profissionais de diferentes setores da SME, sobretudo, profissionais que atuam nas escolas. Ele traz exemplos práticos de como os professores podem trabalhar o tema em sala de aula. Os educadores também vão receber formação.

Apoio à legislação

A publicação fornece um subsídio para a implementação da Lei nº 11.645/2008 que obriga as redes de ensino a trabalharem a temática “história e cultura afro-brasileira e indígena.”

Com o documento, para além da lei, a SME reforça o compromisso de a educação antirracista estar nos projetos das escolas, deixando de ser uma temática facultativa nas escolas.

A SME vai enviar cópias impressas das orientações às escolas no mês de março. A segunda edição documento terá exemplos de boas práticas que podem ser adotadas pelos educadores que atuam em diferentes ciclos de ensino.

Acesse a versão online do “Orientações Pedagógicas: povos afro-brasileiros”.