Notícias

Educadores da EMEF Mururés participam de palestra sobre diversidade étnico-racial

Projeto da unidade visa à valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo no ambiente escolar.

Publicado em: 09/01/2017 10h59 | Atualizado em: 30/11/2020

murares_740_x_430.jpg

No mês de março de 2015, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mururés localizada no Jardim Helena, região leste da capital, promoveu um encontro dos professores que participam do horário coletivo com Sidnei Barreto Nogueira, Professor Linguista e Doutor em Semiótica do Discurso Racista pela Universidade de São Paulo (USP) e sacerdote do Candomblé.

Para os Coordenadores Pedagógicos da unidade Armando Alvino Ferreira Neto e Gisele Soto Avanzo, o evento é o pontapé inicial para essas discussões e não pode ficar só no papel. “Esse encontro de orientação pedagógica sobre diversidade étnico-racial busca garantir subsídios teóricos e metodológicos sobre a temática aos professores” afirmou Armando. “A informação abre possibilidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos, desconstruindo estereótipos e, sobretudo, as discriminações que interferem negativamente na convivência escolar”, concluiu.

A ação formativa é parte do projeto da unidade “As relações étnico-raciais nos processos de ensino de Aprendizagem” que, segundo Armando, surgiu da necessidade de se estabelecer um diálogo a respeito dos assuntos ligados a Promoção da Igualdade Racial na Escola, a fim de se criar novas relações entre os alunos, suas identidades e empoderamento perante a autoestima e a representatividade negra, desconstruindo os preconceitos estabelecidos ao longo da formação sócio/cultural brasileira.

O desenvolvimento do projeto educacional da unidade que é jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel é respaldado pela Lei Federal 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, além de ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. “Durante todo o desenvolvimento do projeto daremos oportunidades aos professores para vivências que contribuam para a desmistificação da cultura negra como, por exemplo, a visita que fizemos ao Museu Afro-Brasil, no dia 6 de abril” disse Armando.

Para o professor Sidnei a formação docente colabora para o enfrentamento dos problemas. “Compreender e respeitar a diversidade constitui uma ação sinônima à ‘cultura de paz’. Compreender as diferenças e os supostamente diferentes contribui para a ausência de violência dentro e fora do ambiente escolar”, ponderou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo roxo com a palavra

CEUs oferecem curso de edição e criação de apresentações

Publicado em: 06/09/2023 12h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudantes com roupa de desfile cívico, segurando uma faixa escrito: Grande Banda, Secretaria Municipal de Educação

Grande Banda, composta por 250 estudantes, se apresenta em desfile cívico no Anhembi

Publicado em: 06/09/2023 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Rede UniCEU oferece formação para estudantes, educadores e a comunidade em geral 

Publicado em: 05/09/2023 4h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com borda triangular nas cores lilás, verde, azul e vermelho. No topo está escrito: Inscrições prorrogadas, no centro está escrito

10º Prêmio Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas até o 18 de setembro

Publicado em: 05/09/2023 2h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração com diversas pessoas de diferentes etnias e o texto Portas Abertas - Português para migrantes

Zona Sul ganha mais um polo do projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes

Publicado em: 04/09/2023 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 88 89 90 91 92 1.465