Notícias

Educação promove debate sobre a atualização do currículo e a Base Nacional Comum Curricular

Evento contou com aproximadamente 800 participantes

Publicado em: 04/05/2017 15h54 | Atualizado em: 30/11/2020

educacao_promove_debate_sobre_atualizacao_curriculo_base_nacional_740_x_430.jpg

A Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu na manhã desta sexta, 3 de março, o evento “Mesa Redonda: Atualização do Currículo da Cidade de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. O encontro aconteceu no Auditório da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em Santana, e contou com aproximadamente 800 participantes.

O evento abre formalmente um amplo debate, que acontecerá primeiramente no Ensino Fundamental, sobre a elaboração e a adequação de um currículo que oportunize avanços na qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo.

A fomentação dos trabalhos da mesa aconteceu com a participação da Professora Dra. Kátia Stocco Smole, participante do Movimento pela Base Nacional Comum, que colaborou abordando o tema “A estrutura e importância da BNCC para o Brasil”, da Professora Dra. Célia Maria Carolino Pires, que discutiu “A Importância de um Currículo para a cidade de São Paulo” e da especialista Anna Penido, que falou sobre “Desenvolvimento Integral e Letramento Digital”. Após as palestras, os educadores presentes puderam fazer perguntas aos componentes da mesa.

“Nossa proposta é trabalhar para garantir a equidade entre as escolas. Todas as nossas ações vão nessa direção. E o currículo é uma das peças fundamentais para garantir essa equidade”, afirmou o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider.

“Os estudos e dados demonstram que nós temos imensa desigualdade entre as escolas, e isso se reflete nas aprendizagens dos alunos. Tendo em vista esta situação, todos os esforços da Secretaria estão voltados para a promoção da equidade, para a redução dessa desigualdade entre as escolas”, explicou Leila Oliva, Coordenadora da COPED. “Para isso, nós trabalharemos fundados em três eixos: formação de todos os educadores das unidades escolares, o acompanhamento e avaliação da aprendizagem e a atualização do nosso currículo”, concluiu Leila.

“A Secretaria Municipal de Educação está organizando canais de comunicação para ouvir pais, responsáveis, estudantes, professores e gestores. Tudo está sendo construído para valorizar o trabalho daqueles que fazem a educação deste município”, disse Wagner Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da SME. “Estas contribuições serão acolhidas, discutidas e sistematizadas pelos grupos de trabalho (GT) formados por professores da rede que representam seus pares neste processo de debate para a atualização do currículo da cidade de São Paulo”, completou Wagner.

Também estiveram presentes no evento o Secretário Municipal Adjunto de Educação, Daniel Funcia de Bonis, a Chefe de Gabinete da SME, Fatima Thimoteo, a Diretora da Divisão de Ensino Fundamental (DIEFEM), Minéa Paschoaleto Fratelli, os Diretores Regionais de Educação, Supervisores Escolares e representantes das Diretorias Pedagógicas (DIPED), além de Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho

Plateia SME – Morte acidental de um anarquista

Publicado em: 04/03/2016 11h00 - em CEU e COCEU

Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho
Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho

Plateia SME – edição de 2 de março

Publicado em: 04/03/2016 10h59 - em CEU e COCEU

DRE Ipiranga oferece curso sobre práticas pedagógicas no território urbano

DRE Ipiranga oferece curso sobre práticas pedagógicas no território urbano

Publicado em: 04/03/2016 10h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Rede Municipal vai convocar 1.793 profissionais aprovados em concurso

Divulgada a classificação prévia dos concursos

Publicado em: 04/03/2016 10h21 - em Secretaria Municipal de Educação

1 1.373 1.374 1.375 1.376 1.377 1.488