Notícias

Educação Especial ganha primeiras funções específicas no Sistema de Gestão Pedagógica

SGP é um programa que substitui o Diário de Classe em papel e permite diversos tipos de registros; novidades estarão disponíveis na segunda quinzena de junho

Publicado em: 02/06/2021 15h06 | Atualizado em: 02/06/2021
Imagem com o fundo cinza claro, ao centro a logomarca do SGP e o texto: Novo Sistema de Gestão Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da  Coordenadoria Pedagógica, está implementado o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) para Educação Especial. As novas funcionalidades estarão disponíveis para os profissionais a partir da segunda quinzena de junho e as formações estão ocorrendo nas treze Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Os apontamentos iniciais para Educação Especial no SGP são: Encaminhamento, Plano de Atendimento Educacional Especializado e Registros de Itinerâncias. Isso significa, por exemplo, que os Registros do Atendimento Educacional Especializado, que até hoje ocorriam no papel, passarão a ser feitos via sistema. A inclusão dessas funcionalidades no SGP permitirá o acompanhamento e padronização dos registros em todos os territórios.

Com o objetivo de apoiar os registros da Rede que dialogam com a Educação Especial e garantir um fluxo dos procedimentos de atendimento dos serviços envolvidos, o Sistema de Gestão Pedagógica possibilitará a fluência dos dados entre o professor de classe regular e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores e os Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs). Isto favorece os encaminhamentos e monitoramento dos estudantes ao AEE, assim como o desenvolvimento de suas aprendizagens.

“A implementação dos registros via sistema ganha importância à medida que garante a visibilidade e o acompanhamento dos bebês, crianças e estudantes da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, diz Ana Claudia Camargo, da Divisão de Educação Especial (DIEE).

Para entender mais sobre a utilização das funcionalidades do SGP disponíveis para Educação Especial, acesse abaixo o manual com as principais orientações:

Manual sobre o SGP do Atendimento Educacional Especializado.

Formações

A DIEE iniciou na última semana de maio, a formação com Coordenadores dos Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) e Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) que atuam nas DREs. Os encontros ocorreram nos dias 25 e 28 de maio e 1º de junho, com três horas de duração. Os participantes puderam fazer incursões no sistema, tirar dúvidas e apropriar-se deste novo fluxo.

Além disso, os Administradores do SGP das DRES também receberam uma formação de duas horas sobre o fluxo das telas, com o passo a passo para registro. Deste modo, poderão auxiliar os profissionais dos CEFAIs e Administradores do SGP das escolas com questões técnicas relativas ao acesso e funcionamento do sistema.

Novas ações

O próximo passo é a multiplicação destes encontros nas formações mensais dos Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs) e em itinerâncias agendadas com as equipes escolares para tirar as dúvidas quanto às questões pedagógicas. Estas ações de formação ocorrerão durante todo o mês de junho e julho.

SGP

O Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) é um programa que substitui o Diário de Classe em papel e permite registrar a frequência de estudantes, as justificativas de faltas, as notas, as avaliações, as recuperações paralelas, as observações pedagógicas, os conselhos de classe, os boletins, entre outros.

O objetivo do SGP é facilitar o acompanhamento pedagógico da Rede Municipal de Ensino e oferecer dados para melhoria da Educação na Cidade. O SGP contempla as modalidades Fundamental e Médio, EJA Regular, Educação Infantil e, agora, a Educação Especial.

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão Pedagógica clicando neste link.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440