Notícias

DRE Santo Amaro conclui encontros do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos

Iniciativa foi realizada após manifestação dos gestores sobre problemas de conflitos existentes nas Unidades.

Publicado em: 30/03/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Santo_Amaro_conclui_encontros_Grupo_Trabalho_Mediacao_Conflitos_740_x_430.jpg

No final do ciclo de 2016, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou o último dos quinze encontros realizados entre 2015 e 2016 e que formaram o trabalho do Grupo de Trabalho (GT) de Mediação de Conflitos. A iniciativa foi organizada pela Divisão Pedagógica (DIPED), Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) e Supervisores Escolares das Unidades que compõem a rede da DRE Santo Amaro.

Segundo Tatiana Cristina Pereira, psicóloga do NAAPA, e Hilda Martins Ferreira Piaulino, supervisora escolar, em relatório, o objetivo do Grupo de Trabalho era assegurar um espaço para troca de práticas e relatos de experiências sobre a temática da mediação de conflitos, buscando caminhos para minimizar os impactos das más relações dentro do contexto escolar.

As integrantes da equipe da DRE Santo Amaro também destacaram, em relatório, a importância do trabalho em grupo. “É uma reflexão conjunta na busca de caminhos possíveis e do entendimento dos problemas e conflitos cotidianos existentes nas escolas, já que não se tem uma resposta única para questões tão complexas”, comentam.

Para discutir a temática, foram marcados encontros mensais. No primeiro encontro, dividido em três polos regionais dentro da área compreendida pela DRE, foi a vez dos Gestores exporem seus anseios e dúvidas, além de analisar e aprovar a ideia do espaço para troca de práticas e relatos. “A disponibilidade, o envolvimento e a generosidade com que os gestores acolheram a possibilidade do Grupo de Trabalho foi um diferencial considerado importante e que alavancou os demais encontros”, observam a psicóloga e a supervisora.

Os primeiros encontros tiveram como foco a escuta dos gestores, por meio de questionamentos pertinentes ao contexto escolar. Após isso, os gestores relataram os tipos de conflitos que mais vivenciam no âmbito escolar, desde a divergência de opiniões, bullying até problemas com redes sociais, vandalismo e agressões físicas, verbais e psicológicas. A partir do quarto encontro, foram apresentadas a tabulação dos tipos de conflitos e observou-se que eles são semelhantes entre as escolas, mas únicos quando levados em conta o território, a cultura e as relações com a comunidade.

Segundo Tatiana e Hilda, o resultado do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos permitiu uma mudança de paradigma e um maior investimento na mediação de conflitos por parte dos Gestores das Unidades, junto com a equipe da DRE Santo Amaro, e definiu como premissa: “conflitos não mediados geram violência”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

sobre um fundo azul e amarelo, uma foto da escritora Paulina Chiziane e da capa de seu livro, o alegre canto da perdiz
Parte da capa da revista Ocupação Maí com desenhos étnicos.

Educadores têm até dia 1º de agosto para enviar textos para a revista eletrônica Ocupação Maí

Publicado em: 05/07/2022 9h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo rosa onde se lê 'Anime Friends 2022 - Sampa 8, 9 e 10 de julho, Anhembi - São Paulo'.

SME levará mais de 5 mil estudantes para evento de cultura japonesa

Publicado em: 04/07/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco e balões de fala representando cinco idiomas simbolizados pelas bandeiras dos países. Ao fundo a silhueta da cidade. Segue com o texto 'Inscrições abertas - Centro de Estudos de Línguas Paulistano'.

Centro de Estudos de Línguas Paulistano recebe inscrições a partir desta segunda-feira

Publicado em: 04/07/2022 12h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 207 208 209 210 211 1.465