Notícias

DRE Penha participa de Oficina de “Desprincesamento”

Projeto visa ensinar meninas a quebrarem padrões e a valorizarem as suas identidades e singularidades

Publicado em: 29/03/2017 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Penha_participa_de_Oficina_Desprincesamento_740_x_430.jpg

No dia 24 de março, educadores das Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha participaram no SESC Itaquera da palestra e bate-papo “As Princesas Convencionais e Outras Princesas Possíveis”, ministrado pelas idealizadoras do projeto “Desprincesamento” no Brasil, a jornalista Mariana Desimone e a pedagoga Larissa Gandolfo. Esta ação faz parte do ciclo de projetos oferecido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) “Trocando Figurinhas”.

O projeto Desprincesamento nasceu na cidade de Iquique, no Chile, criado pelo Escritório de Proteção de Direitos da Infância da cidade. Posteriormente, o órgão ofereceu uma capacitação para mulheres latino-americanas também aplicarem a oficina a meninas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Mariana Desimone explicou que, após um terremoto em Iquique, foram criados “bairros de emergência”. Lá, foi percebido que as meninas ficavam muito vulneráveis a situações de assédio e violência, e que a ideia de ser princesa deixava as meninas ainda mais suscetíveis a esse tipo de ataque. “Ao aprender a ser dócil e obediente, não falar alto e não oferecer nenhum tipo de resistência, a menina tende a achar que é normal e aceitável um caso de abuso”, disse Mariana.

Larissa Gandolfo iniciou a sua fala explicando o funcionamento do curso e o que acontece durante os encontros. “O curso vai falar sobre identidade. A nossa ideia é apresentar o que é uma princesa e fazer as meninas entenderem de que forma esse modelo coincide com o que elas acreditam que é ser menina”, explanou Larissa.

As palestrantes trataram sobre assuntos delicados como o assédio. Abordaram a forma como as meninas devem lidar com essa questão e como os educadores podem ajudá-las. Também falaram sobre a questão da quebra de padrões de beleza, a liberdade, valorização da identidade e singularidade de cada um. Houve grande participação por parte destes educadores que, preocupados com a formação de seus alunos, perguntaram e debateram ideias referentes a estes e outros diversos temas apresentados.

A representante da Divisão dos Centros Unificados e da Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, Sandra Magraner, relatou as suas considerações acerca do projeto. “Foi uma oficina muito proveitosa a todos nós. Esse “desprincesamento” não abrange só a parte física, mas também a inserção social e política. Para nós, enquanto educadores, foi uma oficina muito boa e que veio para agregar muitos conhecimentos. Eu acredito que esse projeto deve ter continuidade e que devemos aprofundar o tema em alguns aspectos para lidarmos pedagogicamente com as nossas crianças”, explicou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Folder com fundo laranja escrito

CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África

Publicado em: 22/05/2025 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Logo Mediacao De Conflito 1

SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos

Publicado em: 22/05/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia panorâmica da plenária da Câmara Municipal de São Paulo com os jovens vereadores ocupando suas cadeiras.

Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 22/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital

Publicado em: 22/05/2025 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Prevenção à Incêndios No Cei Jardim Julieta

Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios

Publicado em: 22/05/2025 11h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 7 8 9 10 11 1.527