Notícias
DRE Guaianases realiza Intercâmbio de Práticas Pedagógicas
Encontro teve objetivo de discutir a Atualização Curricular da Educação Infantil
Publicado em: 25/05/2018 12h14 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 18 de maio, aconteceu o Intercâmbio de Práticas Pedagógicas, no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases e pela Divisão Pedagógica (DIPED).
A abertura do evento foi realizada por Renata de Oliveira Ramos e Roberta Cunha Moura, do Núcleo da Educação Infantil,
da DIPED. O primeiro momento contou com apresentações de sínteses das discussões realizadas nos Grupos de Estudos e Práticas Pedagógicas (GEPPs), compostos por profissionais das Unidades de Educação Infantil, que discutem a Atualização Curricular da Educação Infantil, com assessoria das professoras especialistas em Educação, Maria Carmen Barbosa, Suely Amaral, Claudia Panizollo e Maria Helena Pelizon.
Representantes dos GEPPs fizeram uma apresentação dividida em quatro grandes temáticas:
– “A construção de um Currículo pela Rede Municipal de São Paulo para a Educação Infantil”;
– “BNCC e Currículo Integrador: estabelecer relações: fortalecer continuidades, analisar rupturas e constituir proposições”;
– “E a cultura escrita na Educação Infantil, o que fazemos para formar futuros leitores e produtores de texto?”;
– “A documentação pedagógica como instrumento indispensável a um Currículo em ação e integrador para Educação Infantil”.
Posteriormente, foram proporcionados momentos de escuta e compartilhamento de vivências com relação à atualização curricular, divulgando canais de comunicação entre Unidades e DRE/SME, para encaminhamento de dúvidas, apontamentos e sugestões.
No segundo momento, Coordenadoras Pedagógicas (CPs) de quatro Unidades abordaram de formas diferentes aspectos da formação docente e promoveram reflexões:
– Centro de Educação Infantil (CEI) Marília de Dirceu – Rede Direta: Uma discussão sobre datas comemorativas (CP Luíza)
– CEI Cantinho Feliz – Rede Parceira: Estudo e reflexão sobre os documentos da rede na rotina do CEI da Rede Parceira (CP Luciana)
– Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Adoniran Barbosa – Rede Direta: Diálogos e práticas pedagógicas – ampliação de repertório literário de professores (CP Ana Carolina, Diretora Edilaine e Professora Silvia)
– CEI Fazenda do Carmo – Rede Parceira: Organização de rotina de observação das práticas e sistematização de devolutiva aos professores (CP Maria Aparecida)
A etapa de encerramento teve a distribuição de exemplares da Edição Especial da Revista Magistério – Das Creches aos CEIs e de um roteiro de estudos, elaborado pela SME, que contém importantes reflexões a serem disparadas nas Unidades de Educação Infantil.
“Relato de prática é uma das estratégias formativas que tem como maior potencial a ampliação do olhar. Olhar o fazer dos outros através de outra perspectiva faz parte do processo formativo”, ressaltou Roberta, do Núcleo da Educação Infantil pertencente à DIPED.
Clique aqui para ver algumas fotos do evento
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Educador em Destaque 2024 acontece nesta sexta-feira (29)
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Relacionadas
Projetos escolares ocupam os corredores da DRE São Mateus
Publicado em: 21/12/2015 9h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Visita às obras do Território CEU São Pedro
Publicado em: 18/12/2015 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Intersetorialidade na Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã