Notícias

DRE Butantã realiza 1ª Mostra de Teatro das Escolas

Mostra foi elaborada com o objetivo de trazer para perto dos alunos o mundo do teatro.

Publicado em: 19/11/2015 17h17 | Atualizado em: 30/11/2020

mostra_teatro_740_x_430.jpg
Os alunos da EMEF José de Alcântara Machado interpretaram “A Princesa Anastácia”

A Casa de Cultura do Butantã sediou no dia 12 de novembro, a 1ª Mostra de Teatro promovida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã. O evento ocorreu durante todo o dia e reuniu sete escolas municipais da região. Cada escola trouxe à Casa uma peça diferente, interpretada por alunos de 5 a 16 anos de idade.

Para Pedro, que está no sexto ano da EMEF José de Alcântara e faz o papel de um padre na peça “A Princesa Anastácia”, sobre a escravidão no Brasil, interpretar uma peça da escola é algo muito positivo. “Para mim é uma honra, ajuda a todos”, completa. Luan, que está no oitavo e participa da mesma peça, conta que antes de interpretar os alunos estudaram por semanas a história dos personagens, tanto nas suas representações fictícias quanto historiográficas. “Ninguém sabia quem era a escrava Anastácia, então estudamos, ficamos duas semanas ensaiando e assistimos a minissérie”, explica ele.

Silvia Martins, que é professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euclydes de Oliveira Figueiredo, conta que iniciou o projeto em sua escola já em 2009, “quando participei pela primeira vez do Projeto Conexões, fiquei motivada para desenvolver o teatro dentro das escolas”.

Segundo ela, o teatro para crianças e adultos existe em grande quantidade, “mas para os adolescentes existe uma grande lacuna, e eles tem muito a dizer para a vida. Acredito que essa é uma forma do jovem, da criança ou de qualquer pessoa dar o seu recado para a vida, e aqui nós vimos recados importantíssimos”.

A professora finaliza enfatizando a função cívica da do teatro nas escolas e na vida dos membros da sociedade: “Se nós queremos um cidadão ativo, temos de começar pelas escolas, e a arte é um grande meio, o teatro ajuda muito nesse caminho”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo branco, figuras geométricas rosas nas bordas e o texto

Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grande grupo de pessoas no palco posando para a câmera.
Criança com um bolo de argila na mão cheio de palitos de sorvete no topo.

Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas em cadeira de rodas praticantes de handbol adaptado. Eles estão se deslocando em um grande círculo com a bola no colo.

Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra 

Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.652