Notícias
Documentos da Secretaria Municipal de Educação com orientações no combate à violência são destaque na Folha de São Paulo
Documentos foram produzidos pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA)
Publicado em: 27/08/2025 15h27 | Atualizado em: 27/08/2025
A Rede Municipal de Ensino da capital paulista segue liderando o debate no combate à adultização e violência contra bebês, crianças e adolescentes. Foi destaque no painel da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (27/08) as publicações produzidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para apoiar educadores e equipes escolares na difícil tarefa de identificar sinais de violência e agir com acolhimento e responsabilidade.
Os documentos “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes” e “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”. O primeiro foi lançado em 2020 e teve uma tiragem de 50 mil exemplares e o segundo em agosto deste ano no formato digital.
Cada livro reconhece que a violência assume características singulares em cada tempo da vida, e, portanto, exige do educador um olhar igualmente singular: cuidar de bebês, crianças e adolescentes não é repetir práticas, mas compreender as especificidades de cada tempo e agir de forma ética, técnica e sensível.
Os livros foram produzidos pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), composto por psicólogos e psicopedagogos, que está presente nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e atuam no apoio as escolas tanto na identificação quanto no acolhimento dos casos, assegurando que os fluxos intersetoriais pactuados sejam efetivados.
Sua atuação não se restringe ao espaço escolar: no nível central, o NAAPA compõe comitês e comissões intersecretariais, assegurando que as escolas estejam sempre incluídas nas discussões e decisões que definem os rumos da rede de proteção da cidade. Nos territórios, as equipes do NAAPA participam de fóruns locais, dialogam com a rede de proteção e articulam políticas públicas.
Até o momento, já foram identificados por volta de 5500 casos de suspeita de violência somente neste ano, sendo 1.700 na primeira infância, evidenciando o papel da escola como um espaço de cuidado, escuta e proteção. Entretanto, um grande desafio permanece: a subnotificação. É justamente para enfrentar essa realidade que a SME investe em formação, materiais de apoio e no fortalecimento da Rede de Proteção.
Acesse a matéria divulgada na Folha de São Paulo
Conheça as publicações na íntegra:
Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes
Conhecer para proteger: enfrentando a violência na primeira infância
Também é possível acessar pelo qrcode abaixo:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Secretaria Municipal de Educação
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Educomunicação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Relacionadas
Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais
Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas
Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação