Notícias
Diversidade étnico-racial por um ensino de várias cores
Professores da EMEF Plínio Salgado participam de formação sobre a temática étnico-racial no Agosto Indígena
Publicado em: 04/09/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020Durante o mês de fevereiro de 2017, os profissionais da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Plínio Salgado, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), fizeram a seleção de livros a serem estudados durante o projeto “Diversidade étnico-racial por um ensino de várias cores.” Dentre estes livros, segundo as palavras da coordenadora pedagógica Miriam Mendes, os professores “se encantaram com Daniel Munduruku, com o exemplar ‘Coisas de Índio’”. “De forma didática e com linguagem proximal, o estudo inicial deste livro transformou a proposta de seminários e pesquisas do grupo de estudo em produção de materiais que subsidiassem a prática docente em sala de aula”, explica a coordenadora.
Formaram subgrupos para estudarem cada eixo temático do livro e produzissem atividades que valorizassem a cultura indígena sem estereotipá-la. Segundo a coordenadora, o estudo tomou outras proporções. “Cada subgrupo começou a abordar o livro de forma palpável e didática. Trechos do livro foram transformados em recursos pedagógicos”, conta a coordenadora sobre o processo.
Os professores construíram um mapa em maior proporção, semelhante ao constante no livro “Coisas de Índio”, para que os estudantes pudessem entender as informações e desmitificar a ideia de que os povos indígenas estão acabando ou distantes da sociedade.
“Os indígenas podem residir em qualquer lugar, porém alguns povos mantém a disposição e os materiais de suas moradias de forma diferenciada dos não-indígenas. Descobrimos, por exemplo, que cada povo constrói suas moradias pensando em seus rituais e costumes. Algumas aldeias são circulares, outras retangulares e lineares. Ainda que alguns morem em apartamentos ou casas de alvenaria, percebemos que ser indígena é uma questão de identidade e não deve ser julgada pela vestimenta, por uma pintura corporal, pelo estereótipo ou por onde se reside”, diz Miriam Mendes, contando um pouco sobre o processo da formação com os profissionais.
Mais atividades referentes à formação:
- Leitura da crônica “É índio ou não é índio” (Munduruku, 2000) – (de 07 a 11 de agosto) – Roda de conversa, produção de desenhos (sala de leitura e professoras de ensino fundamental I)
- É índio ou não é índio? – Pesquisa mediada por imagens. Tomando percepção da dimensão do olhar inicial dos estudantes sobre a causa indígena (cultura, vestimenta, religião, moradia…) (de 14 a 18/08).
- Tabulação dos dados colhidos na pesquisa em sala de aula (construção de gráficos e tabelas) – Roda de conversa sobre os resultados – (de 21 a 25/08)
- Leituraço (leitura simultânea) – Agosto indígena (16/08)
- Filme: Tainá 3 – Sessão de cinema (de 21 a 25/08)
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
SME promove encontro formativo online que discute a democracia na escola e a ideia de participação
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Centro Paula Souza em convênio com a SME
Relacionadas
Dia da Família na Escola agita a EMEI Martins Fontes
Publicado em: 29/04/2016 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Curso Básico de Libras
Publicado em: 29/04/2016 3h06 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Saberes que se vivenciam
Publicado em: 29/04/2016 3h03 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
DRE Freguesia abre vaga para o curso A Educação na Luta Contra o Racismo
Publicado em: 29/04/2016 3h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
A Importância da Equipe Colaborativa na Construção da Escola Inclusiva – Módulo I
Publicado em: 29/04/2016 3h02 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo