Notícias
Diversidade é tema de projeto na CEU EMEI Professor Paulo Freire
Iniciativa aborda diversidade nas relações étnico-raciais e de gênero na Educação Infantil
Publicado em: 16/11/2017 13h57 | Atualizado em: 30/11/2020
No sábado, 21 de outubro, as crianças do CEU EMEI Professor Paulo Freire, localizado na Vila Moreira, zona leste da capital, Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, promoveram uma Mostra Cultural para expor à comunidade os trabalhos realizados no projeto “Diversidade na Educação Infantil”.
A proposta do projeto, discutida com os professores em horários coletivos, proporcionou o trabalho com as crianças sobre temas como as relações étnico-raciais e de gênero por meio do uso de diversas experiências e linguagens. “Desde o começo do ano, durante os horários coletivos, os professores discutiram e analisaram as concepções e práticas pertinentes ao tema do projeto para, posteriormente, aplicar com as turmas”, explicou Maite Rios, diretora da unidade.
O tema permeou todas as ações pedagógicas realizadas pelos professores. Eles pesquisaram e trouxeram o referencial teórico estudado para as práticas. “Foram diversas atividades que incluíram, por exemplo, visita ao Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera. O recorte étnico-racial foi de extrema importância já que, entre os alunos que atendemos, aproximadamente 50% são afrodescendentes e 15% são bolivianos”, disse o Coordenador Pedagógico Fábio Fernandes.
No trabalho com as diferenças étnicas, o corpo docente optou por trabalhar com o autorretrato, serigrafia e máscaras confeccionadas com gaze gessada, cujos moldes foram os rostos das crianças. Elas puderam utilizar a cor da tinta que acreditavam representar melhor seu tom de pele. “A partir das observações do trabalho realizado e das discussões nas rodas de conversa, as crianças trouxeram a multiplicidade de tons de pele e enalteceram, assim, a diversidade vivida todos os dias”, observou Fábio.
Foi com a parceria firmada com a Biblioteca do CEU Tiquatira que os alunos puderam ter contanto com roupas, objetos, histórias e contos africanos. O baobá – um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais – foi o tema das formas executadas em massinha e argila. Ainda sobre a diversidade étnico-racial, os alunos bolivianos também puderam trazer um pouco da cultura de seu país de origem para a escola.
As crianças também discutiram sobre a constituição óssea do corpo humano e montaram esqueletos de papel com a participação dos pais. “Este trabalho quis destacar que, para além das nossas diferenças exteriores, todos somos iguais”, afirmou Fernandes.
“A equipe avaliou o trabalho positivamente, pois ampliou não só as possibilidades de exploração e uso do espaço, como trouxe a discussão sobre o desafio de debater a diversidade num pais tão plural e numa região que abriga tantas pessoas advindas de diferentes lugares de São Paulo e do mundo”, concluiu o Coordenador Pedagógico.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas
Secretaria Municipal de Educação
Equipes técnicas da SME estão trabalhando para reestebelecer o SGP
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Borba Gato recebe o ator Pascoal da Conceição em celebração dos 90 anos dos Parques Infantis
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Final dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Secretaria Municipal de Educação
Emoção e reconhecimento marcam o Encerramento dos Programas Olimpíadas Estudantis e InterCEUs 2025
Relacionadas
CEU Jambeiro comemora Outubro Rosa com aula de dança
Publicado em: 26/10/2016 4h30 - em CEU e COCEU
EMEF Almirante Tamandaré participa de Desafio de Robótica
Publicado em: 26/10/2016 9h08 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Projeto da EMEF Jardim Paulo VI arboriza a escola com mais de 350 mudas
Publicado em: 26/10/2016 9h07 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Relações étnico-raciais e de gênero em debate
Publicado em: 25/10/2016 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
8ª Edição do “A Moda no CEU”
Publicado em: 25/10/2016 3h23 - em CEU e COCEU