Notícias

Relações étnico-raciais e de gênero em debate

Jornada Pedagógica trouxe para discussão as identidades do currículo escolar

Publicado em: 25/10/2016 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020
relacoes_etnicos_DRESA_740_x_430.jpg

No dia 30 de setembro, o auditório da Seicho no Ie recebeu professores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro para a formação “Educar para as relações étnico-raciais para as relações de gêneros e sexualidades: uma necessidade?”. A discussão procurava questionar a necessidade de incorporar reflexões, estudos e práticas, numa perspectiva de currículo descolonizado e contra hegemônico.

Foram convidados para compartilhar seus relatos as professoras Mislene Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Amélia Rodrigues de Oliveira; Ariane e Mariana, da EMEF Ana Maria Alves Benetti e Patricia Rocha, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Americanópolis. As docentes mostraram ao público seus projetos para a autonomia das crianças negras, respeito à cultura indígena e valorização das mulheres. Segundo a professora Mislene Pereira, a ideia dos projetos é humanizar.

Além deles, Dulce Xavier, Secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Djamila Ribeiro, Secretária Adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC), também contaram suas experiências. Dulce contou um pouco sobre como a SMPM funciona e de que forma ela contribui para a autonomia feminina, enquanto Djamila compartilhou um pouco de sua experiência como ativista de direitos humanos e sobre a importância da intervenção na sala de aula. “Quando a gente não intervém, a gente autoriza o machismo e o racismo. A ausência também é ideologia”, comenta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647