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EMEF Almirante Tamandaré participa de Desafio de Robótica
Escolas das DREs Jaçanã/Tremembé, Itaquera e Penha encararam desafio realizado no CEU Tiquatira
Publicado em: 26/10/2016 9h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Por Imprensa Jovem Rádio Calafrio
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré (Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé) foi uma das escolas escolhidas para participar do Desafio de Robótica. Organizado pelo Programa de Robótica do Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (SME), o objetivo do Desafio é divulgar e incentivar novas formas de se trabalhar com as tecnologias nas escolas municipais. “A Robótica tem um potencial incrível de aprendizado, porque contribui para o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências do aluno”, comentou Gislaine Batista Munhoz, uma das organizadoras do evento.
Para poder participar, as escolas interessadas precisavam criar um vídeo de até um minuto mostrando como a robótica poderia ser utilizada na aprendizagem. Apenas professores e alunos dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral que não participaram do evento no ano anterior poderiam participar. A professora Maria Madalena Iwamoto Sercundes, professora de Informática Educativa da EMEF Almirante Tamandaré, foi quem orientou a produção do vídeo dos alunos. Utilizando o Scratch, linguagem de programação visual e multimídia que permite a criação de animações, os alunos produziram o vídeo em apenas uma semana. Finalizada essa primeira etapa, o vídeo foi enviado e os alunos puderam participar da segunda parte do Desafio no CEU Tiquatira, no dia 5 de outubro.
O dia foi longo por lá para os alunos e professores das 33 escolas das DREs Penha, Itaquera e Jaçanã Tremembé. Foi uma verdadeira maratona! No período da manhã, as escolas receberam peças e instruções para criarem um objeto, um protótipo intuitivo. Já no período da tarde, um netbook e um kit com placas e motores foram entregues a cada equipe para dar movimento e velocidade ao objeto criado, ou seja, para programarem a estrutura. Com a robótica, “o aluno é construtor de seu próprio saber, interagindo e produzindo o seu próprio aprendizado, obtendo assim um aprender vivenciado, um aprender baseado na experimentação”, enfatizou Gislaine B. Munhoz.
Discutindo ideias e propondo soluções, professores e alunos racharam a cuca por horas! “O mais difícil nesse projeto, pra gente, é fazer o robô se mexer, criar os movimentos. Está sendo muito legal participar!”, comentaram Victor Cruz de Carvalho e Vitor Paulino de Oliveira, alunos da EMEF Professora Nilce Cruz Figueiredo.
O resultado do evento foram vários carrinhos e outros tipos de veículos e objetos que circularam pelo local em um clima de alegria, respeito e satisfação entre as escolas. “Nós criamos uma escola itinerante, a ‘EMEF Tamandaré Jambótica’, com rodas para ir a qualquer lugar e buscar novos conhecimentos, relacionamentos, horizontes e culturas, sem paredes e muros, inclusiva, com uma hélice e com faróis representando a imaginação e a criatividade sempre em movimento e aberta a novos desafios, com novas TICs para obter uma educação de qualidade, a fim de construir um mundo mais sustentável e humano. É possível trabalhar com robótica na escola. Saber que os alunos têm muito potencial, desafiá-los e ver os resultados desse protagonismo infanto-juvenil me estimula a estar sempre aberta a novos desafios”, explicou Maria Madalena I. Sercundes, Professora Orientadora de Informática Educativa da EMEF Almirante Tamandaré.
As escolas que participaram do evento receberão um kit de robótica no mês de outubro para darem continuidade à aprendizagem dos alunos.
Mais informações, acesse: emeftamandare2015.blogspot.com.br
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