Notícias
Disponível Volume 4 da Série Diálogos com o NAAPA
Livro traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento de vida
Publicado em: 07/05/2021 7h50 | Atualizado em: 07/05/2021![Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Adolescentes e Educadores: construindo relações dialógicas mediadas pela arte](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Diálogos-com-o-NAAPA_Vol-4_Notícia_ok.jpg)
Dando continuidade à Série Diálogos com o NAAPA, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulga mais um caderno denominado “Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte”. O material surgiu a partir de encontros entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar durante o ano de 2020.
A quarta publicação traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento da vida, repleto de questionamentos e permeado por diversos conflitos. Por isso mesmo, tão desafiador e rico no que se refere tanto à construção da subjetividade, como da alteridade. Deslocar o olhar da perspectiva marcada, principalmente, por conflitos pode ser o início do diálogo que se busca estabelecer entre o educador e o adolescente.
Compreender a adolescência requer compreender o tempo de transição pelo qual o estudante passa, uma vez que não se identifica mais com a infância, mas ainda não é adulto. Portanto, esta experiência adolescente é marcada pela novidade e pela insegurança, sentimentos que geram sofrimento.
Nesse sentido, estabelecer diálogo com o adolescente mediado por um repertório artístico parece ser um caminho bastante eficiente. Uma vez que a arte, por trazer o sensível na sua linguagem, permite a expressão e representação de inúmeras sensações e angústias presentes na adolescência. É certo que a conversa entre adolescentes e educadores nasce de uma escuta atenta e interessada, capaz de produzir sentido e aprendizado, reconhecendo a potência e as ressonâncias advindas dela.
O material ainda apresenta relatos de experiências de educadores e estudantes. Não há a pretensão de se constituir como um modelo a ser seguido. Porém, se mostra como mais uma ação promotora de aprendizagem e desenvolvimento, como também um exercício construtor de relações dialógicas e facilitadoras do encontro com esse tempo da vida.
Acesse o Volume 4 – Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Os quatro primeiros volumes estão no Portal SME disponíveis virtualmente para leitura e download. Na próxima sexta-feira (14), divulgaremos o último caderno intitulado Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Secretaria Municipal de Educação
SME abre consulta para chamamento público para a implantação, operação e conservação de Bebetecas em 22 CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 100 agências dos Correios são postos de retirada do Programa Leve Leite da Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo está distribuindo mais de 375 mil cestas básicas para as famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares
Educação Infantil
SME promove a sua 10ª Jornada Pedagógica para Educação Infantil Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura assina Declaração de Utilidade Pública para implementação de CEU na Vila Nova Cachoeirinha
Relacionadas
![Estratégias Pedagógicas Inclusivas - deficiência visual](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/20594_tb.jpg)
Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial
![SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/17224_tb.jpg)
SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016
Publicado em: 08/10/2015 10h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME](https://hom-educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/placeholder06.jpg)
Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME
Publicado em: 08/10/2015 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação
![Um sábado de cor](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/20795_tb.jpg)
Um sábado de cor, brincadeiras e sonhos no Glicério
Publicado em: 08/10/2015 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
![Concursos de Remoção 2015 – Vagas Iniciais e Potenciais](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/18630_tb.jpg)
Concursos de Remoção 2015 – Indicação de unidades
Publicado em: 08/10/2015 9h41 - em Secretaria Municipal de Educação