Notícias

Diretoria Regional de Educação Guaianases realiza 3ª edição de seminário sobre Hortas Pedagógicas

Ação Formativa visa concretizar alimentação saudável e desenvolvimento pedagógico por meio da Horta

Publicado em: 06/06/2019 14h39 | Atualizado em: 30/11/2020

hortapedagogicaprincipal_740x430.jpg

O III Seminário de Hortas Pedagógicas será promovido pela Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G), por meio de uma parceria com a Faculdade Integral Cantareira, no sábado (08), das 8h às 17h. O evento acontecerá no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro.

O Encontro contará com a participação de pesquisadores da área de Agronomia, Pedagogia, Nutrição, parceiros da Secretaria Municipal de Educação (SME), e da Instituição de ensino parceira no Projeto. De modo geral, tem por objetivo programar as Hortas nas escolas.

A Horta Pedagógica é considerada um laboratório ao ar livre, pois proporciona aos alunos conhecimentos sobre sustentabilidade, produção de adubo e também processos de produção de alimentos orgânicos até o seu consumo, isso é um estímulo a hábitos alimentares saudáveis na vida das crianças.

hortapedagogica_740x430.jpg
(Diretor e alunos da EMEI Gianfederico Porta realizando a colheita de vegetais para serem consumidos no almoço).

O público-alvo abrange as seguintes funções: Assistente de Diretor de Escola, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Nutricionista, Professoras (es) de Educação Infantil, Professoras (es) de Ensino Fundamental II e Médio, Professoras(es) Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A ação faz parte de um dos Programas Educativos previstos na Lei Municipal n? 16.140/2015, que torna obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar, no Sistema Municipal de Ensino de São Paulo.

As atividades desenvolvidas com a Horta Pedagógica se articulam com o Currículo da Cidade de São Paulo, ambas utilizam essas ferramentas com objetivo no desenvolvimento dos alunos, além de possibilitar uma alimentação saudável.

O Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, está localizado na Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n em Guaianases – São Paulo.

Clique no link abaixo e confira algumas Hortas Pedagógicas
photos.app.goo.gl/ZbsPo2zJEcSFbewG6

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540