Notícias

Dez obras literárias em versão audiovisual acessível

“O Pequeno Príncipe” e “Aventuras de Alice no País das Maravilhas” são algumas das obras disponíveis gratuitamente

Publicado em: 12/07/2018 17h46 | Atualizado em: 04/05/2021

10 livros acessiveis 740X430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo selecionou dez livros em versão audiovisual acessível que podem ser utilizados no trabalho com estudantes com deficiência visual, deficiência intelectual, baixa visão ou surdez. Na seleção, estão histórias como “O Pequeno Príncipe”, “O Flautista de Hamelin”, “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, entre outros.

As obras fazem parte do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura (MinC). O material foi produzido pela Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua com educação e culturas inclusivas.

Veja abaixo as obras que estão disponíveis gratuitamente na biblioteca virtual. Acesse todo o conteúdo por meio deste link.

O Pequeno Príncipe

Aventuras de Alice no País das Maravilhas

O Flautista de Hamelin

Romance do Pavão Misterioso

Relíquias da Casa Velha

A Alma Encantadora das Ruas

O Alienista

A Terrível História da Perna Cabeluda

Crônicas

A Chegada de Lampião no Céu

“Os títulos selecionados foram organizados com múltiplos recursos de acessibilidade pautados no princípio do Desenho Universal, favorecendo, desse modo, a “Leitura Fácil” para os estudantes com deficiência visual (baixa visão, cegueira), deficiência auditiva, deficiência intelectual e, também, para jovens e adultos que estão no processo de letramento e crianças estrangeiras que estão aprendendo a segunda língua”, enfatiza Silvana Drago, Diretora da Divisão de Educação Especial (DIEE).

Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo – A Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento – TGD e altas habilidades ou superdotação nas unidades educacionais e espaços educativos da Secretaria Municipal de Educação, observadas as diretrizes estabelecidas no Decreto 57.379, de 13 de outubro de 2016.

Em 2018, a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 7.500 estudantes com deficiência intelectual, 1.200 estudantes surdos e 633 com baixa visão ou cegueira, entre bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Saiba mais sobre Educação Inclusiva clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Butantã entrega 40 cadeiras de rodas aos alunos da Rede no ano de 2015

DRE Butantã entrega 40 cadeiras de rodas aos alunos da Rede no ano de 2015

Publicado em: 27/11/2015 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Capela do Socorro recebe Diálogos com a Rede

DRE Capela do Socorro recebe Diálogos com a Rede

Publicado em: 27/11/2015 3h46 - em CEU e COCEU

Alunos da EMEF Madre Maria Imilda do SS. Sacramento investigam “quem conserta a quebrada”

Alunos da EMEF Madre Maria Imilda do SS. Sacramento investigam “quem conserta a quebrada”

Publicado em: 27/11/2015 2h49 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Alunos da EMEI Nini Duarte aprendem utilizando os sentidos

Alunos da EMEI Nini Duarte aprendem utilizando os sentidos

Publicado em: 27/11/2015 12h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

10 anos do CEFAI JT

10 anos do CEFAI JT

Publicado em: 27/11/2015 12h30 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.426 1.427 1.428 1.429 1.430 1.479