Notícias
DRE Butantã entrega 40 cadeiras de rodas aos alunos da Rede no ano de 2015
Projeto do CEFAI tem o objetivo de aumentar a inclusão dos estudantes com deficiência e promover o acesso democrático à educação.
Publicado em: 27/11/2015 16h51 | Atualizado em: 30/11/2020A DRE Butantã realizou desde o começo deste ano a entrega de 40 cadeiras de rodas, entre elas 3
motorizadas, aos alunos da rede municipal de ensino.
Com o objetivo de atender as necessidades dos estudantes com deficiência, o projeto da Diretoria Regional de Educação do Butantã (DRE-BT) almeja promover o pleno acesso destas crianças e adolescentes à educação e aos serviços públicos. A servidora do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão do Butantã (CEFAI-BT) Maria Celma Cordeiro, conta que só neste ano foram entregues 40 cadeiras, (número maior do que o do ano passado, quando foram entregues 18) e que além das cadeiras os alunos recebem outras formas de apoio material, como mesas reguláveis, andadores, pranchas imantadas e talheres especialmente adaptados.
Rosana de Souza Delfino, mãe de Larissa, de 11 anos, conta que a fisioterapeuta da filha pediu que a cadeira de rodas comum fosse trocada por uma motorizada. Ela procurou então a escola de Larissa, o CEU Butantã, e em alguns meses a filha recebeu a cadeira nova. “Precisávamos mudar a cadeira e a gente conseguiu uma pela escola, foi muito rápido, pedimos nesse ano, estou muito feliz”, explicou Rosana.
Há dois caminhos habituais na requisição das cadeiras: o pedido por parte das famílias (como no caso da Larissa), ou por parte das escolas. Neste último ocorre desde cedo um trabalho de sondagem, onde as instituições avaliam as necessidades particulares de cada aluno no seu desenvolvimento escolar. A criança passa então por um exame médico para determinar as especificidades do equipamento que será destinado a ela. O período de espera costuma ser de aproximadamente dois meses e a entrega se dá nas instalações da DRE.
Notícias Mais Recentes
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Secretaria Municipal de Educação
SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro
Relacionadas

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos

Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Publicado em: 29/09/2023 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Publicado em: 28/09/2023 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Publicado em: 28/09/2023 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Publicado em: 28/09/2023 1h02 - em Secretaria Municipal de Educação